Quer sabe o que anda rolando no Transition da Brasilândia? Confira!

http://transitionbrasilandiablog.blogspot.com.br/

Relato Reunião Transition Brasilândia


O movimento Cidades em Transição (Transition towns) tem o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependente do petróleo, mais integradas à natureza e mais resitentes as crises externas, tanto econômicas como ecológicas. 
Na Brasilândia o movimeno iniciou-se em 2009, com viés social muito mais acentuado;  desde então grupos de trabalhos vem se encontrando e desenvolvendo projetos para melhorar a qualidade de vida da comunidade. Para tanto, reuniões periódicas acontecem, a ultima foi semana passada  na sede do Grupo Sambaqui.  
Com a presença de dez pessoas, o grupo se apresentou e levantou temas para serem discutidos com grupo. Iniciando a fala,  a funcionária da UBS Icaraí, Sandra Luz, compartilhou suas experiências do grupo de "terapia comunitária" que ela desenvolve em sua unidade. 
Já foi lançado a idéia de tornar um grupo de trabalho e expandir esse projeto para outras áreas da Brasilândia. 
Aline,  incentivadora da Feira de Troca, anunciou que irá promover, junto com Priscila e quem mais quiser ajudar, Feiras de trocas mensais. Todo o segundo sábado do mês, das 14 às 17hs em lugares diversos, para espalhar a idéia e abranger todo o território, por isso quem quiser acolher uma feira de troca, é só comunicá-las. 
Com a demanda de espaços culturais, o grupo células da transformção está oraginizando um mutirão para construir um palco no Jd. Guarani e promover festivais e apresentações artisrticas da comunidade. Esse projeto se encontra com a idéia do Projeto Fliperama, que também pretende promover uma mostra cultural para apresentar toda a produção artisitica  do grupo. Inicia-se uma conversa para construir juntos a promoção da cultura local.
Atendendo essa demanda, Olegário, também esta trabalhando para transformar um terreno baldio, ponto de descarte de lixo, em um Núcleo Cultural. Ele precisa de parceiros capacitados para desenhar o projeto e articular junto com a poder público.
Outras falas seguiram, promovendo outros eventos que estão ou irão acontecer na Brasa, tais como,  projetos que estão sendo escritos para financiamento (creche tribo e viveiro), projetos já financiados (agricultura urbana), projetos que já estão acontecendo (Guardiões Griô e Cinema Favela e Pipoca), e divulgação de eventos que vão acontecer em breve (plantio no parque Brasilandia e Estagio de permacultura Mão na massa, na Geodésica). 
Realmente são muitas coisas acontecendo, são diversos guerreiros lutando com seus propósitos para transformar sonhos em realidade. E o encontro dessa noite funcionou como um momento de troca de experiências, por isso outro encontro foi marcado, com o objetivo claro para planejar  e sincronizar ações. Essa reunião será no dia 02 de agosto às 19hs, no Sambaqui. 
E para aqueles que não conhecem o movimento, será realizado outra explicação dessa metodologia de trabalho. A palestra será no dia 23 de agosto às 19hs, no centro cultural da Brasilândia.
Presentes:
Sandra regina lux
Aline Reis Pinheiro
Maria Apareceida
Luisa Fraga
Carolina Araujo
Rodrigo Olegário
Dimas Reis
Eliana de Carvalho Amorim
Ricardo Benitez
Isabela Menezes

Exibições: 64

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição



Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2021   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço