May East destaca Granja Viana em evento sustentável

Link: http://www.granjaviana.com.br/coluna.asp?cn=33&scn=508


A palestra da brasileira May East, educadora em sustentabilidade, aconteceu em uma tarde ensolarada, no Centro de Educação para a Sustentabilidade Alphaville, em um lugar criado com os princípios da bioconstrução: estrutura de bambu, piso de borracha e cerâmica reciclada, vidros reciclados, além de outras criativas soluções sustentáveis por todos os lados. Ela estava lá para o lançamento do Prêmio AlphaVille de Urbanismo Sustentável. E, logo de início, impactou a audiência com a frase: "uma crise é uma coisa terrível de se desperdiçar", da economista norte-americana Hazel Anderson.

Ao longo de duas horas, a diretora do programa Gaia Education discorreu sobre os problemas que estamos enfrentando hoje no Planeta e sobre os possíveis caminhos que podemos trilhar. Também alertou a todos sobre a necessidade e urgência de se exercer um papel pró-ativo na transição sustentável. May, ex-roqueira da banda Gang 90 & as Absurdettes, sucesso nos anos 1980, é também conhecida como a "embaixatriz" dos brasileiros que participam de programas relacionados a esta transição na ecovila de Findhorn, na Escócia, onde vive há 18 anos. May afirma que lá conseguiram reduzir sua pegada ecológica (impacto sobre o uso de recursos naturais) em metade em relação a todo Reino Unido.


O declínio do petróleo, da água, das florestas...


Segundo May, seriam necessários quatro Planetas Terra e meio para dar conta do padrão consumista da América do Norte, por exemplo. Ela afirma que a atual geração atingiu o ápice de maior consumo e incentivou a todos a unirem reflexão à ação, em prol da transição para um mundo sustentável. O redesenho sustentável abrange os aspectos sociais, econômicos e ecológicos e propõe uma nova visão de mundo, principalmente no que diz respeito ao consumismo desenfreado e exacerbado, baseado na equivocada idéia de recursos infinitos e eternamente à nossa disposição.


Palavras de ordem


"Adiar a ação não é mais uma opção" e "é preciso mudar o design insustentável atual" foram palavras de ordem da porta-voz da sustentabilidade, que também apresentou à platéia as noções de resiliência e de "up-ciclar": a primeira seria a capacidade do sistema de absorver a mudança e de se manter coeso e em funcionamento e a última propõe ir além do reciclar: criarmos produtos que serão reciclados eternamente, sem jamais irem parar no aterro sanitário.


Granja Viana desenhando a mudança


"Ou desenhamos a mudança, ou vamos ser vítimas dela", afirmou East. E uma forma de se desenhar esta mudança urgente e inadiável pode ser participar do movimento Transition Towns, ou Cidades da Transição, do qual ela é uma das principais articuladoras. Este movimento está chegando no Brasil e a Granja Viana e Barueri são iniciativas pioneiras. Por já estar indo para o quarto encontro, May East recomendou à audiência que falasse com os granjeiros presentes à palestra para saberem mais detalhes sobre o movimento no Brasil. Em São Paulo, o bairro da Vila Mariana também aderiu e a cidade-satélite de Serra, no Espírito Santo, é um exemplo do quanto vale a pena ingressar na proposta da transição para a sustentabilidade.


Ações sustentáveis já


May enfatiza que todos são necessários para a transição sustentável. Criar uma visão positiva de futuro depende de cada um e pode começar agora. Universitários nas áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo de todo o País podem participar do Prêmio AlphaVille de Urbanismo Sustentável. E os granjeiros interessados em participar da transição para uma Granja Viana sustentável são mais que bem-vindos. Que tal participar do novo encontro do TTGV (Transition Towns Granja Viana) no dia 27 de agosto?

Transition Towns Granja Viana - 4º Encontro em 27/08

Em conitinuidade às reuniões do Transition Towns, já está agendado o 4o. encontro, que será no próximo dia 27. No roteiro, estão previstos 5 minutos de meditação, Dinamica da árvore do desejos e muro das lamentações, e um Vídeo sobre TT.
Data: 27 de agosto, das 20 às 21:30hs.
Local: Delegacia da Granja Viana
Rua: Rua Mazel, 22, Parque São George, Cotia-SP
Organizado por: TT Granja Viana - issa menezes - 99413481


Para saber mais:

www.transitiontowns.org

https://transitionbrasil.ning.com/
www.cris.org.br/Transition_Towns.html
www.premioalphaville.com.br
www.gaiaeducation.net
www.cifalfindhorn.org

Exibições: 50

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço