Imagine nossa quadra SQN 303 (Brasília/DF), no momento de sua criação, no momento que o arquiteto estava sonhando como a disposição dos prédios, das áreas verdes e das ruas. O que se passou na mente desse arquiteto, quantas vidas seriam moldadas, quantas interações humanas, como seriam as relações?

Sim, a quadra que somos, hoje, faz parte de um experimento social de arquitetos urbanistas que tiveram a missão de urbanizar a cidade prevista por Dom Bosco, mágico não?

Agora, imagine que esse arquiteto se chama Oscar Niemeyer.

Sim, o design de nossa quadra foi pensada por ele. E segundo pesquisas, foi o único projeto de Superquadra feita por ele. Uau! Que herança recebemos, temos em nossa quadra o DNA de Oscar Niemeyer.

Projeto PR-195-2 para a SQN 303, datado de 27/6/1960, por Oscar Niemeyer (in: Machado, M.P, 2007)

Transcrevo trecho da pesquisa de ...

"No ano de 1960, são elaboradas as primeira plantas para a Asa Norte, o SHCN. O projeto mais importante dessa série é provavelmente o único realizado por Oscar Niemeyer para uma superquadra, datado de 27/06/1960. O projeto SQN PR-195-2, para a SQN 303, apresenta todas as características do tipo de superquadra elaborado pela Divisão de Arquitetura da Novacap.O projeto da SQN 303, é constituído de onze blocos, sendo que dez estão no sentido das curvas de nível do terreno. As torres de circulação estão representadas em área pública, como nos edifícios da SQS 108, sendo previstas também garagens cobertas contíguas às projeções. O desenho não informa a dimensão total da quadra, porém, indica a presença da cinta de vegetação ao longo de todo o perímetro da quadra.O que chama a atenção nesse projeto é a presenças do sistema viário sinuoso, como parte da planta de parcelamento, prática rara nas primeiras plantas para superquadras. Contudo, como o documento em questão trata-se de uma cópia fiel, elaborada certamente para preservar as informações contidas na planta original, não sabemos se a representação do sistema viário fazia parte do primeiro desenho. Mais tarde esse sistema viário foi substituído por uma proposta de desenho de arruamento mais regular, de 1975, na qual foi também suprimida a representação das garagens cobertas."

Arruamento da SQN 303, Divisão de Arquitetura da Novacap, 1975. (in: Machado, M.P, 2007)

Assim, nosso projeto de transição de nossa quadra SQN 303 precisa se conectar com suas próprias origens, conectar com suas raízes. Precisamos aprofundar essa pesquisa. Precisamos registrar a história de nossa quadra. E assim, podemos conectar com o futuro, uma quadra auto-sustentável, onde convivem pessoas felizes, onde as crianças possam correr e brincar, onde a compaixão e o amor sejam o propósito de todos os moradores, colaboradores e viventes que por aqui passarem.

Termino com o pensamento de Daniel Christian Wahl (in: Design de Culturas Regenerativas, 2017):

"A mudança começa com a gente! Começa em conversas com nossos vizinhos, colegas, amigos e nossas comunidades, fazendo perguntas mais significativas e estando dispostos a vivê-las."

"Que tipo de mundo queremos deixar para nossos filhos e para os filhos de nossos filhos?"  

Se você sonha com um mundo melhor, por que não começar agora em nossa quadra?

Vamos nos conectar e criar uma comunidade regenerativa para a transição de nossa quadra!

Compaixão e amor!

Tito Alencastro

SQN 303 Bl F 304

Fonte consultada:

Design de Culturas Regenerativas [livro escrito por Daniel Christian Wahl, publicado em 2017 pela Editora Bambual.] Acesse aqui.

SUPERQUADRA: pensamento e prática urbanística [dissertação de mestrado de Marília Pacheco Machado, para o Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, 2007.] Acesse aqui.

Exibições: 24

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição



Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço