Bom Jardim em Transição

Informação

Bom Jardim em Transição

Grupo criado para promover em nossa cidade as ideias e ideais de Rob Hopkins, Bill Mollison, David Holmgren, Masanobu Fukuoka e Henry Thoreau, dentre outros, buscando apoio da Prefeitura, da Embrapa e da Emater para implementar políticas agrícolas e sociais que correspondam à transição, valorizem a agricultura familiar e as práticas sustentáveis.

Local: Bom Jardim, RJ
Membros: 0
Última atividade: 20 Abr

Principal

Sejam todos muito bem vindos.

As discussões são livres, assim como as trocas de ideias, mas se em Maio de 2022 não tivermos concretizado nada do que for proposto, acho que é melhor que o grupo seja dissolvido.

Várias ideias, sugestões e movimentações são bem vindas, desde que se atenham aos temas principais de interesse socioeconômico e ambiental, como a Permacultura, a Agrofloresta e a integração do poder público e agências como a Assistência Social, a Emater e a Embrapa com o movimento e o pequeno produtor.

Algumas das ideias que já existem para discussão, sem ordem de prioridade nem impreteribilidade são:

1. A criação, com a devida autorização da Prefeitura, de uma horta comunitária no Parque Municipal do Maravilha. Estender a prática, se possível, às Escolas Municipais e envolver professores e crianças na atividade para despertar interesse pela agricultura sustentável e alimentação saudável.

2. Criação, assessorada pela Emater, de uma Composteira Pública localizada na Antiga COMAVE (Rua Humberto Neves, s/n) que utilize os resíduos de alimentos e outros orgânicos trazidos inicialmente por voluntários que possam se beneficiar da compostagem; e em um segundo passo, promover a coleta seletiva em toda a cidade, destinando os orgânicos para a Composteira. Organizar de que forma e qual quantidade cada pessoa pode retirar do composto resultante, semanal ou mensalmente.

3. Identificar vegetais de alto interesse e valor agregado para cultivo coletivo que não sejam somente as vocações tradicionais como o inhame, o milho e o aipim (monoculturas), a fim de promover o seu cultivo por pequenos produtores; por exemplo, plantas medicinais, plantas alimentícias não convencionais, flores e plantas ornamentais. Promover a biodiversidade, a consorciação de culturas e a adubação verde (adicionar plantas leguminosas nos canteiros para enriquecer o solo com nitrogênio).

4. Identificar, capacitar e organizar esses pequenos produtores; e em seguida, avaliar a viabilidade da criação de uma cooperativa que objetive apoiar o pequeno produtor e destinar os produtos resultantes do cultivo, bem como sirva de facilitadora da interação do pequeno produtor com a Embrapa e a Emater.

5. Buscar apoio do poder público para a valorização e priorização do comércio de produtos locais, através de feiras e outros eventos, da aplicação na merenda escolar e afins.

6. Conscientizar os munícipes da importância da alimentação saudável e estimular o consumo de alimentos locais, frescos, orgânicos e de procedência conhecida.

7. Tornar a cidade uma referência em Permacultura, iniciativas de transição, Turismo Ecológico e práticas sustentáveis.

8. Praticar os 12 passos para a transição conforme The Transition Hand Book, de Rob Hopkins.

Fórum de discussão

Este grupo ainda não possui nenhum tópico.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Bom Jardim em Transição para adicionar comentários!

 
 
 
 

© 2021   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço