Treinamento Transition towns ganha destaque na imprensa de Guarulhos!

http://www.folhametro.com.br/folhametro/f?p=254:24:1768189708204106...

05 de março de 2012 - 08:43
João Machado
Guarulhos é incluída em rede de sustentabilidade
May: “O objetivo é construir uma cidade consumindo menos energia e recursos”
Guarulhos é incluída em rede de sustentabilidade
Juliana Aguiar Carneiro

Sessenta guarulhenses participaram gratuitamente, desde de sexta-feira, de um treinamento do projeto ‘Movimento Cidades em Transição’. O evento terminou na noite de ontem, com a palestra da líder ambiental mundial, May East, uma brasileira que vive há 20 anos na Ecovila Findhom, na Escócia.

O ‘Movimento Cidades em Transição’, que atualmente está presente em 352 cidades de 31 países, tem como principal objetivo transformar as cidades em modelos sustentáveis, com indivíduos mais conscientes em suas relações com o meio ambiente.

“O objetivo é construir uma cidade consumindo muito menos energia e recursos, com um padrão de qualidade de vida adequado. Para isso, contamos com cidadãos engajadas. O movimento que começou na Irlanda já se espalhou pelo mundo”, disse May East.

Com esse treinamento, Guarulhos foi incluída oficialmente na rede mundial do ‘Movimento Cidades em Transição’. O prefeito Sebastião Almeida e o secretário de Meio Ambiente, João Carvalho, também estiveram presentes no encerramento do evento que aconteceu no Teatro Adamastor, no Macedo.

“Hoje eu percebo que Guarulhos tem um papel muito importante para São Paulo e para o resto Brasil. Antigamente eu imaginava que a cidade era apenas uma porta de entrada, hoje eu consigo verificar a sua real importância”, disse a líder ambiental.

Além da sustentabilidade, May East também abordou em sua palestra a questão do petróleo. Ela relembrou que grande parte dos materiais utilizados pela população mundial é derivada do’ouro negro’, e que essa é uma realidade que precisa mudar com urgência.

Metrópoles consomem 85% da produção mundial, afirma ambientalista

May East também relembrou que apenas 12% das cidades espalhadas pelo mundo formam as metrópoles e que essas cidades utilizam 85% da produção mundial, de acordo com a ambientalista May East. O ‘Movimento Cidade em Transição’ também tem como objetivo ensinar as cidades como viver com um gasto inferior de recursos naturais, mas com a mesma qualidade.

Como exemplo, May East citou o caso do cheeseburger. De acordo com ela, o lanche americano emite 450 gramas de carbono no meio ambiente. Nos Estados Unidos, cada cidadão tem o hábito de comer pelo menos três lanches diários, o que gera um cálculo alarmante de emissão de carbono no meio ambiente. 

Além de ser reconhecida como uma das maiores lideranças pela sustentabilidade no mundo, May East mora há 20 anos na Ecovila Findhorn, na Escócia, onde é diretora de Relações Internacionais entre a ONU e a Fundação Findhorn e a Global Ecovillage Network. Ela também é diretora global do programa Gaia Education, um consórcio internacional de designers de sustentabilidade presente em 23 países.


Exibições: 48

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço