Relato do 3º Encontro Mundial do Hub's Internacionais em Transição | Copenhagen 2014

Olá rede,
Mais um ano se passou e lá fomos nós para a terceira reunião dos Hubs Internancionais de transição que aconteceu em Copenhagen, na Dinamarca de 09 a 12 de setembro.
Reencontrar a “Família” internacional da Transição é sempre muito especial.

Na verdade iniciamos nossa jornada no dia 6, quando participamos do curso “Inner Transition” facilitado pela Sophie Banks(TN) e por Juan Del Rio(TT Espanha).
Estavamos lá eu (Isabela, que vos escreve| articuladora da rede e representante do TT Granja Viana) Monica Picavea (Treinadora Nacional e representante do TT Brasilândia) e May East, nossa mais querida treinadora internacional e fonte de inspiração de toda a rede da transição. Fomos aprofundar nossa transição interna e atualizar nossos conhecimentos. Muitos dos participante do encontro dos Hubs também estavam fazendo o curso e o encontro com a “família” foi de uma certa maneira antecipado.

Que prazer poder ir ao curso de bicicleta e em boa companhia. Copenhagen é uma cidade bem horizontal, que permite que vc se desloque facilmente por todos os pontos. Uma mobilidade que nunca vivi antes. Foi só alegria!

Após dois dias de mergulho na transição interna e nas dinâmicas de Joanna Macy, tivemos dia de intervalo e usamos esse dia para fazer o "Transition Walk”.
Saímos andando e pelo caminho fomos encontrando nosso familiares, alguns encontros marcados e outros por pura coincidência. Andamos a cidade inteira e nessa caminhada íamos conversando em duplas, trios ou qualquer outro formato, atualizando nosso papo e conhecendo novos membros da “Família”. Após 12 horas de andança, algumas bolhas e sapatos destruídos, fomos descansar para a viagem que nos aguardava.

Dia 9 | Ida a Vig para o primeiro dia de encontro dos Hubs Internacionais de Transição. Ponto de partida: rua próxima à Estação central de Copenhagen, ônibus em direção a Vig, cidade a uma hora de distancia, onde iriam ficar imersivos por dois dias. No caminho muita conversa, diversão e uma super dinâmica oferecida por Cristiano (TT Italia) e Nenad (TT Croácia) sobre processo de tomada de decisão através da Sociocracia. essa dinâmica nos ajudou durante todo o encontro para todos os tipos de decisão. Foi muito interessante.


Chegamos ao nosso destino: um Ashram (cheio de paz e pessoas bacanas como Dada, monge que fala português e que é um doce de pessoa) que nos recepcionaram com chás, café e bolos deliciosos, alias bolos que nos acompanharam durante todo o encontro! Uma coisa maravilhosa ter esse aconchego da comida que alimenta e aquece a alma. A cozinha vegetariana nos acompanhou durante todo o nosso encontro e o hábitos de deixar os sapatos de fora dos espaços de encontro tb!

Todos acomodados em nossos dormitórios, fomos para o inicio do nosso primeiro dia de trabalho.

Dia 1 | Facilitado por Filipa(TN) e Yoav(TT Israel)
Reconexão e compartilhamento do que anda acontecendo pelo mundo da transição. Compartilhamos em que passo anda cada Hub e que estamos planejando para o próximo ano! Foi muito bom ouvir as histórias dos outros países e o quanto as pessoas estão se unindo através do movimento. Isso nos deu combustível para novas ideias e grupos de trabalho. Fechamos o dia com um grande mapa onde todas os compartilhamentos foram colocados e as sinergias criadas, foi o primeiro passo para a criação do segundo dia de encontro. Fechamos esse dia com uma linda dança circular chamada Elm, muita música graças ao violão de Raul (TT México), ping pong e muita conversa tb.

Dia 2 | Faciltado por Yoav(TT Israel) e Sarah (TN)
Quais assuntos queremos trabalhar nos próximos dias e próximo ano?
Esse dia o dia Open Space!!! Decidir os tópicos que iríamos trabalhar em conjuntos e organizar os assuntos e depois cair nas discussões!
Foi ótimo.
Eu e Corinne (TT France) criamos um blog (http://www.panaceanow.blogspot.com.br) para troca de medicinas naturais, receitas de cura das avós e famílias e alimentação natural. Muitos assuntos foram discutidos e o mais importante (se é que teve um mais importante) foi “What’s Hub”.
Tarefa para Ben (TN) puxar a discussão que foi até o último dia de encontro. Fechamos o segundo dia voltando para Copenhagen onde teríamos experiências interessantes sobre como se reunir em locais inéditos.



Dia 3 | Facilitado por Sarah (TN) e Annelieke (TT Portugal)
Aqui começou uma interessante aventura, fazer a reunião em um estacionamento! Sim, isso mesmo, um Parking lot.
O local escolhido inicialmente foi um um centro de alimentação tipo Food Park ou Truck Park , um local onde se tem muitas vans de comidas variadas dentro de um grande galpão. O local se chama PapirØen (http://copenhagenstreetfood.dk/) Como éramos muitos e não cabíamos dentro do espaço reservado, pegamos cada um uma cadeira e um cobertor e lá fomos nós para o estacionamento do Food Park. Foi um processo interessante e divertido, mas que exigiu muita autogestão, paciência e colaboração de todos. Como éramos um grupo de pessoas em transição é claro que foi tudo muito tranquilo e que no final o “Have Fun” nos contagiou e tivemos situações no mínimo hilárias!
Bem, voltando ao relato das ações, nesse dia tivemos a companhia de Rob Hopkins, que pela primeira vez veio ao encontro dos Hub’s e foi muito bom compartilhar com ele o que andou acontecendo pelo Brasil, que não foi pouco e o quanto estamos na batalha para fortalecer e melhorar a rede. Nesse dia, aprofundamos nos grupos de discussão criados revisando os assuntos e formando grupos mais coesos ainda. Fizemos um lindo trabalho de conexão, criado pelo Grupo “Family” onde tive o prazer de trocar minhas experiência do “O que é uma boa conexão para você”com Ellen (TT Italia) e Ben (TN). Nada como um grupo pequeno para nos aproximar e aprofundar nas relações. Foi bem especial. Fechamos o dia com um por do sol maravilho e um círculo poderoso.

Vídeo feito pelo Rob sobre nosso encontro: http://www.youtube.com/watch?v=eg5-bBJjYGA&feature=youtu.be





Dia 4 | Facilitado por Filipa (TN) e Annelieke (TT Portugal)
Último dia, já fo dando aquele sentimento de fim de festa. Tínhamos muitas decisões para tomar e um ano todo pela frente de trabalho em conjunto! Foi um dia especialmente gelado e nós concordamos que nossos próximos passos e planos para o ano seguinte seriam nas seguintes áreas:

Histórias sobre a transição - contando e coletando histórias
Um grupo para criar um processo para a escolha do local para a reunião do próximo ano
Coordenação latino-americana com documentos e materiais em Espanhol e Português
Grupo de trabalho focado na mudança de sistema e teorias de mudança
Um grupo central de transição interna
Grupo de trabalho de criação de capacidades
Nova oferta de suporte para Iniciativas de Transição por meio da rede de Transição
Comunicação, principalmente através do site da TN (que esta sendo redesenhado) e através de widgets que serão disponíbilizados.
Co-desenho organizacional / estruturas
conexões
Transição (R)evolução
Atividades coordenadas que antecederam a COP 21 (a próxima cúpula do clima em Paris dez 2015)





E fechamos nosso encontro novamente com um lindo círculo banhado pelo por do sol e muita troca.
Os abraços foram muito e agora decidimos que somos os “Hugsters” ou seja um hub internacional que vive se abraçando!
E num abraço cabe o mundo todo!

Voltamos para casa com novos projetos e um firme propósito de melhorar nosso Hub e ser um ponto cada dia mais forte de conexão e apoio para todos os grupos que tem a coragem e a alegria de se colocar em transição.

veja as fotos do encontro clicando aqui: https://www.flickr.com/photos/8340603@N05/sets/72157647531997062/

Exibições: 363

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Comentário de Thereza Franco em 1 outubro 2014 às 11:30

Adorei Isa, o encontro sem dúvida foi demais, mas o seu relato é delicioso! Obrigada por compartilhar. Bjs

Comentário de Isabela Maria Gomez de Menezes em 26 setembro 2014 às 14:06

Que bom Ernesto! Que seja uma boa inspiração para seu grupo de transição!

Comentário de Ernesto Luiz Marques Nunes em 25 setembro 2014 às 13:40
Adorei o relato! A cada dia interesso-me mais por esse movimento social.
Comentário de Rogerio Raupp Ruschel em 24 setembro 2014 às 17:16

Muito bom o trabalho e o relato, Issa, parabéns.

Abs

Rogerio

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço