Relato da Conferencia do Transition Towns 2012 | Battersea Arts Centre | Londres | Por Isabela Menezes


Conferencia do Transition Towns 2012 | Battersea Arts Centre | London
A melhor de todas!!!! Uma conferencia extraordinária que afetou profundamente todos que estiveram presentes! Eu então nem se fala!

Mais de 200 Pessoas do mundo todo se reuniram na semana passada no Battersea Arts Center para a  6ª conferência anual da Rede das cidades em  Transição.
O tema da conferência desde ano foi:  "Construindo resiliência em tempos extraordinários". 
E como não achar que estamos em tempos extraordinários não é?
Afinal, poder se reunir, recriar e repensar os processos que levaram a humanidade até aqui, é nada mais nada menos do que a melhor oportunidade que poderíamos ter. Um tempo de muito criatividade com certeza!
Tivemos a oportunidade de passar seis dias em imersão no movimento, um verdadeiro Festival da Transição!
A turma do Brasil era formada por mim, Isabela Menezes (rede nacional e Transition Granja Viana), Dani Terracini (Transition Granja Viana), Frank Siciliano e Marcelo Todescan (treinadores oficiais da rede nacional) e Claudia Arakaki e Simon do Transition do Rio de Janeiro! Segue um relato do dia a dia da conferencia, agradeço ao relato do Rob Hopkins, onde me apoiei, pois não sou jornalista e nem escritora, mas com a ajuda do texto dele, pude fazer uma tradução mais bacana do que foi a conferência
Quinta Feira!
No primeiro dia, fizemos o treinamento do Thrive, que é um treinamento desenhado para fazer os grupos que já estão em ação prosperarem e melhorarem sua performance. Do Brasil estavam eu, Frank Siciliano, Marcelo Todescan, Claudia Arakaki e Simon.
Conduzido por Naresh Giangrande, Sophie Banks e Amanda Dean, tivemos um dia fantástico de puro intercâmbio (35 pessoas de todo o mundo) 

Sexta-feira
A sexta-feira foi cheia de opções e  contou com o segundo dia do Thrive, bem como o Simpósio da Juventude e o Dia da "REconomy", expressão usada para falar sobre  o conceito das empresas sociais que estão surgindo para que a transição seja feita também na nossa vida profissional.

Eu tive a oportunidade de falar sobre os grupos de economia social e solidária que temos no Transition da Brasilândia, e foi um sucesso, todos adoraram ver como se faz transição e se recria a economia em comunidade de baixa renda!
Ao todo foram 7 apresentacões de projetos de reeconomy do mundo todo! Muita gente jovem fazendo muita coisa boa por ai! Foi um banho de energia e criatividade!

 
A noite tivemos o lançamento do "TRANSITION FREE PRESS", o primeiro jornal trimestral impresso do movimento!
 Foi pura alegria ver a equipe do jornal tão feliz com mais essa conquista!

A abertura da conferência começou na noite de sexta-feira!
Peter Lipman, Presidente da Rede de Transição dá boas vindas à todos!

Mapeamentos diferentes foram feitos, e verificou-se que cerca de metade dos participantes eram de fora do Reino Unido.
É o mundo se mostrando em Transição!
E a sexta-feira terminou no bar, com altas doses de risos e alegria!! Muito bom reencontrar tanta gente bacana!
Comigo nada mais nada menos do que Rob Hopkins, um dos criadores do movimento, Filipa Pimentel, articuladora da rede de Hub's Internacionais e Jonathan Dawson, professor da Schumacher College!

Sábado
Sábado começou com a formação do "home Groups", grupos de 4 pessoas que tinham como missão, se reencontrarem regularmente durante o evento para falar sobre suas impressões e experiências, em seguida, tivemos uma seção de Open Space, uma tecnologia fantástica usada em discussões em grupo!
Do Open Space fomos para a difícil escolha "Qual Workshop eu vou?" Todo ano, temos que escolher entre diversos temas e  a sensação de estar perdendo algo maravilhoso é inevitável!
Alguns dos assuntos abordados:
Como comunicar a Transição, o papel das artes na transição, moedas locais, incluindo o lançamento da Bristol Libra, Sophy Banks com: como desenvolver a cultura da alegria e saúde! Como fazer "pão sourdough", (devia ter ido nessa!!!!!!)
Mas com 12 oficinas diferentes para escolher, foi uma decisão muito difícil para todos!
Eu, Frank Siciliano, Claudia Arakaki e Dani Terracini, fomos no workshop do Hob Hopkins, Filipa Pimentel e Juan Del Rio sobre a pergunta:
 "Devemos reformular a transição para tempos de austeridade?" 
 Foi uma conversa fascinante e que levantou várias discussões sobre transição e como ela pode parecer diferente em diversas condições econômicas.
O almoço foi seguido pela segunda sessão de oficinas. Ofertas incluíam:
 como transformar iniciativas locais de alimentos em empresas sociais, uma introdução ao treinamento Thrive, um chamado 'O que acontece quando Transição diz "não " e Chris Vernon explorando a questão :"pico do petróleo está morto?
A noite, festa!!!!!
Fomos todos convocados para o "Transition Cabaré"!!
Comandada por Matt Harvey, a noite contou com poetas, escritores e muita música e dança!!!
Imagina se a gente não dançou à beça!

Domingo
Domingo começou com um evento que tinha sido envolto, deliberadamente em puro mistério!
Uma verdadeira surpresa para todos!
No espaço de 4 horas construímos (literalmente) uma rua principal com economia local para uma fictícia Cidade em Transição "Anywhere"!


Foi simplesmente incrível!!! De dar arrepios em todos, ver o grupo construindo coletivamente e organicamente!
Começamos com os bairros, identificados os elementos-chave necessários da economia, identificamos as empresas que queriam ter, e depois construimos, a partir de papelão, fita adesiva, risos, jornais, palitos, determinação e corda, uma rua inteira de empresas sociais e local!
Nós exploramos as relações entre as diferentes empresas, o que estava em falta, como tudo isso poderia funcionar. Tivemos uma abertura oficial em que a nossa High Street foi declarada aberta, o que certamente trouxe um nó na garganta de todos. Fizemos uma festa de rua e um grande picnic |  "Transition Town Anywhere High Street picnic"!!!!
Vou falar para vcs que foi uma das coisas mais bacanas que já fiz em grupo!
"As pessoas se encontraram neste mundo que havia criado, se perderam nele! dançamos e cantamos, fabricamos uma cerveja imaginária e pão cozido no imaginário também, a energia foi gerada a partir de painéis solares de papelão. Foi absolutamente mágico, um gosto em primeira mão de uma nova economia, uma nova maneira de fazer as coisas!!!! 
Após o nosso piquenique, a rua foi desmontada e remontamos o salão juntos para a sessão final.
Isso começou com as pessoas se reunindo com seus "Home Groups" para a partilha das impressões sobre o evento e sugestões!
Uma das sugestões mais estimulantes foi de que, dado que a transição é claramente agora um movimento internacional, a conferencia do próximo ano deve ser fora do Reino Unido.

Círculo de fechamento.
Foi uma sessão muito positiva, que capturou o que o evento que tinha sido para todos. 
Escutamos as falas de Sophie Banks, Rob Hopkins e  Peter Lipman.
Em seguida, assistimos ao maravilhoso slideshow do Paul Birch  "Esta foi a sua conferência"  e nos despedimos da nossa família da Transição!
link para o slide show de fechamento do evento:

Foi para mim a melhor conferência de todas e sai com a sensação de que o futuro está mais próximo do que eu achava, e quando falo futuro, penso em como nossa vida poda ser mais estimulante e feliz, quando criamos e agimos como uma comunidade conectada!
Grande parte do meu relato foi traduzido do relato do Rob Hopkins e que pode ser lido na integra no link: http://transitionculture.org/2012/09/19/a-write-up-of-the-2012-tran...
Ele escreve muito melhor que eu e seu relato é sempre maravilhoso!
Segue a reflexão final dele, com a qual concordo plenamente:
"Pessoalmente, acho que esta foi a conferência mais rica, mais completa e mais poderosa que já fizemos. Certamente, com o crescimento e a experiência da equipe que a realiza, a profundidade do que ela é capaz de realizar se aprofunda a cada ano. As oficinas refletiram a maturidade do movimento da Transição, que tem somente 6 anos de vidaa
A atividade da "High Street" foi simplesmente extraordinária, mostrando a magia que pode ser tecida. Todo o lugar borbulhava com as conversas, discussões e resoluções. Eu me esforço para encontrar as palavras para descrever o que este evento incrível foi e é a cada ano. Fui para lugares que você realmente tinha que estar, para experimentar. Obrigado a todos que vieram e tornaram o evento possível e para a equipe fabulosa que a realizou tão maravilhosamente, para as pessoas no Battersea Arts Centre, que foram os anfitriões perfeitos, e para todos que vieram para executar oficinas.
A conferência acima descrita foi seguida por uma reunião de dois dias dos HUB's Internacionais da Transição (20 países ao todo), na qual tive a honra de representar o Brasil e estreitar e aprofundar nossas relações internacionais.

Exibições: 374

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Comentário de Sílvia Rocha em 4 outubro 2012 às 22:53

Isa, fiquei impressionada com o seu relato. Transbordou energia e criatividade. Achei muito legal o Brasil ter marcado uma presença tão especial e eles estarem pensando em fazer o próximo evento em outro país... Onde será?

Comentário de Thereza Franco em 27 setembro 2012 às 12:46

Muito bom saber do sucesso do Transition no mundo todo Issa!

Comentário de Isabela Maria Gomez de Menezes em 26 setembro 2012 às 22:02

Deborah, dá uma olhada no site da reeconomy, tem tudo lá. http://www.reconomyproject.org/?p=3959

Comentário de Deborah Munhoz em 26 setembro 2012 às 21:48

Muito legal seu relato. Faz a gente se sentir dentro do evento.  Eu gostaria de saber mais sobre quais as empresas que as pessoas idealizaram: o que elas produziam, como, que tipo de tecnologia usavam etc. Pode me enviar esse tipo de informação?

Comentário de Diego Gazola em 26 setembro 2012 às 17:59

Que bacana, me tele-transportei ao encontro por meio da leitura. Parabéns a todos os BR envolvidos!

Comentário de Isabela Maria Gomez de Menezes em 26 setembro 2012 às 15:26

Oi Sérgio, vamos combinar sim.

Já estamos de volta, vamos agitar logo isso né!

:)

Comentário de Nádia Rouefski em 26 setembro 2012 às 13:12

Que Maravilha !!!

Tudo isso me traz Confiança, Fé e Vontade !!!

Parabéns a todos que lutam por um "Outro Mundo"...

Comentário de Sérgio Storch em 26 setembro 2012 às 11:37

Oi Issa, muito grato pelo relato maravilhoso! Claro que isso não dispensa um relato ao vivo, né?

E com detalhes de experiências do mundo todo que você e a Monica s conheceram.

Que tal fazer um evento? Locais não faltam.

E vocês já estão de volta? Dá para combinarmos aquela visita à Brasilândia?

Comentário de Ricardo Bortolato em 26 setembro 2012 às 10:00

Valeu TGV acompanhando de longe, parabéns...

Comentário de Isabela Maria Gomez de Menezes em 26 setembro 2012 às 9:08

Gratidão José, muito bom poder compartilhar com todos vcs a incrível experiência que tive na conferencia.

abs

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço