Relato | 3º Encontro da Rede Brasileira das Cidades em Transição

 

Relato | 3º Encontro da Rede Brasileira das Cidades em Transição

 

São Paulo, 26, 27 e 28 de fevereiro de 2016

Coletivo Amor de Madre

 

3 dias da mais pura transição, foi isso o que aconteceu!

3 dias de magia, onde a colaboração,  a alegria de estar juntos e a partilha do que temos de melhor aconteceu!

3 dias de construção coletiva do sonho da rede e visão que queremos ter, aconteceu!

 

Primeiro dia

Foi uma grande partilha de experiência e sensações.

Falamos de nós, dos nossos grupos de transição e dos que não se chamam de transição, mas que mesmo assim estavam lá, porque afinal todos estamos na construção..

Dos projetos em curso e dos que estão por vir.

Claro que nunca dá tempo de tudo. Em todos os encontros que participo sempre saio com aquela sensação de que tivesse mais tempo eu teria falado tudo. Será? Vai ver que precisamos sempre deixar um pouquinho sem falar, no ministério do não dito...Mas falamos  muito e fechamos a roda na expectativa do segundo dia.

 



Segundo dia

Dia de receber pessoas muito especiais!

Tivemos o privilégio de escutar a generosa Vicki Robins (da Transição USA) falando sobre Alimento Local e sua rica dinâmica.

 

O Ricardo Zylbergb falando sobre Mapeamento, redes e conexões  e sua incrível plataforma www.engajados.com.br, que vai revolucionar nossa rede.

Lala Deheinzelin nos maravilhando com sua palestra sobre  Economia Criativa e aceleradora 4D

|Lala

A querida Claudia Visoni  que nos mostra todo dia que é possível fazer Agricultura Urbana, ocupação de Espaços públicos e parcerias

E fechando com a locomotiva Monica Picavea, e sua pesquisa da tão precisada e sonhada  REconomy Project

O mais bacana é que tudo isso foi gravado como um TED Transition XXX e vai ficar disponível em breve no Site da rede Brasileira.  Você não perde por esperar.

 

A parte da tarde nós Iniciamos com uma dinâmica orquestrada pela Lara Querida Freitas, que trouxemos da última Conferencia do Transition em Devon, na Inglaterra.

 

Divididos em regiões do nosso país,

Escrevemos em um papel colorido:

O que viemos celebrar?

O que procuro?

O que eu trago para o encontro

E juntos colocamos nossos contatos.

Foi uma festa de coisas boas! Nem preciso dizer não é!

 

Daí fomos para o sonho!!

3 perguntas encheram nossas mentes para o resto do dia:

1) Qual o sonho para a Transição Brasil

2) Quais os pontos positivos e os negativos da Transição Brasil hoje?

3) Quais as ações que precisam ser feitas para realizar os nossos sonhos do Transition Brasil?

 

Word café organizado, fomos ao importante trabalho de se olhar, reconhecer nossos defeitos e acertos, sonhar com o futuro e planeja-lo.



Muita troca e muita colheita dentro da melhor atmosfera possível.

Fechamos o dia cansados e cheios de inspiração para a ação.



 

Terceiro e último dia de encontro.

Começamos com aquele café da manhã especial nos nosso foods trucks prediletos.



Mais um dia de receber pessoas muito especiais!

Vivas a tecnologia que nos proporciona uma riqueza de conversas virtuais.

 

Conversamos por um delicioso tempo com Filipa Pimentel | Transition Network National Hubs Coordinator and EU Policy Coordinator (Coordenadora da rede internancional dos HUB's  nacionais e Coordenadora de políticas Européias.

Como Nossa querida Filipa é portuguesa, a conversa foi fluída e todos amaram a oportunidade.

Uma pena que não temos uma lareira estilo Harry Potter para trazer Filipa ao vivo e à cores.  Mas quem sabe no próximo encontro nacional não trazemos essa incrível pessoa que tanto faz pela transição mundial.

Destaco aqui um parte emocionante da conversa que tivemos

 

" Tal como a transição tem sido um laboratório de magia que acontece localmente, cada iniciativa de transição em cada país é única,  uma nova aprendizagem que não havia neste mundo e com tamanha diversidade e complexidade. ....

Como podemos viver juntos, nos inspirar com a diferença?

A transição no Brasil não é igual a Suécia, Dinamarca, Japão, Itália, Portugal e EUA. Mas estranhamente quando estamos juntos fazemos parte de uma família. Se descobrirmos o segredo disso, será a Paz no mundo..."

Colheita de Heliana  Mettig

A conversa foi longe e em breve teremos o vídeo pronto para que todos escutem.



E chegou a hora do Dragão!

Imersão total no  Dragon Dreaming, com a facilitação de Xaba!

Foi incrível!

Grupos de trabalho criados, nos dedicamos a criar os próximos passos do movimento no Brasil.

1) Comunicação

2) Mapeamento

3) Eventos

4) O  jogo da transição

5) Grupo do Projeto Oleozinho

 

É trabalho para o ano todo! Que alegria poder dividir com tantos a tarefa de tocar a transição `a frente!

 

Último movimento do dia:

Conversar com  Rob Hopkins! Não podia ser diferente! Depois de 3 dias de tanta transição, tínhamos que fechar o encontro com a nossa inspiração maior!

Enchemos Rob de perguntas!  E a primeira foi:

 

"Rob, qual o seu  "elevator speech?" Ou seja: qual a frase que define hoje o movimento e que se você só tivesse  o tempo do elevador chegar do 1 ao 5 andar, você falaria?

Rob pensando no seu speech elevator!

 

"Um movimento de pessoas e comunidades que se unem para reimaginar e reconstruir nosso mundo"

 

Difícil mas não impossível, colocar todo esse movimento incrível que é a transição em uma única frase!

Rob como sempre mandou muito bem. Tivemos uma conversa incrível que em breve também será compartilhada com todos

 

Foi emocionante para todos poder conectar com Rob, mesmo que por pouco tempo e virtualmente. Mais uma vez a "lareira do Harry Potter" nos fez falta. Mas foram 15 minutos de troca que nos abasteceu de alegria e inspiração para o resto do ano.

 

Posso dizer que esse encontro foi realmente incrível.

 

Queremos agradecer a todos que colaborativamente fizeram esse encontro acontecer.



Compartilho o relato que Monica Picavea generosamente escreveu sobre o encontro e suas impressões.

Fica agora a tarefa de manter nossa chama sempre alimentada por essa rede linda de pessoas que realmente acreditam que um mundo mais interessante está ai para ser criado e que nós somos os protagonistas dessa criação! Afinal, tem coisa melhor para fazer com o nosso tempo do que criar o mundo que queremos?

 

Até breve

Isabela Maria Gomez de Menezes





"O 3o.  Encontro Brasileiro das Cidades em Transição trouxe para nós um amadurecimento do movimento, onde foi possível antes de mais nada reconhecer que as iniciativas de transição, mesmo não tendo o nome de Transition Towns, ou de Cidades em Transição, existem e são bastante numerosas tanto na cidade de São Paulo, quanto em várias outras localidades do Brasil.

A efetividade e as ações transformadoras fazem parte do dia a dia de muitos grupos, que trabalham com áreas específicas, e vejo que o Movimento de Cidades em Transição é um aglutinador dessas experiências, e que um mundo mais bacana e mais cheio de propósito, se aproxima cada vez mais.

O encontro trouxe um compartilhar de experiências, e principalmente a criação de um horizonte comum, e de grupos de trabalho em busca deste sonho, que cada vez mais parece possível.

Cada grupo trouxe a experiência que lhe era mais interessante, e da qual fazia parte e a partir dela, foram sendo construídas as sinergias e melhores práticas.

O objetivo do encontro, é usar todas as iniciativas de Transição para criar mais iniciativas e cada vez mais atrair as pessoas para esse movimento.

Observamos que existe uma predisposição grande de todos para difundir essa nova forma de viver, com menos impacto, com mais propósito, e que criar as melhores formas para fazer isso, se faz necessário e urgente.

Grupos ligados à comunicação, mapeamento, eventos, jogo da transição e oleozinho  já nasceram e estão trabalhando para que cada vez mais tenhamos formas de mostrar às pessoas e fazê-las usufruir da experiência de fazer parte de um movimento de Transição e como criar um mundo melhor a partir das nossas ações conjuntas.

Um grupo de pesquisadores também foi criado a partir deste encontro, para que as pesquisas e informações levantadas por eles, possam ser compartilhadas e para que cada um e o todo avance mais e mais, em busca de soluções.

Esse encontro, marca uma maior  maturidade do movimento no Brasil, e uma união maior com outros movimentos que estão neste esforço de criar uma realidade mais interessante, menos impactante para o meio ambiente e com mais propósito em busca de um mundo possível e mais feliz. "

Monica Picavea




Exibições: 135

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Comentário de Heliana Faria Mettig Rocha em 30 março 2016 às 13:34

Oi Isabela, ficou ótimo o breve relato. Bem leve e regado de imagens que sintetizam o que vivemos juntos. Oi Monica, quero estar mais perto desse grupo de pesquisadores...

Comentário de izes regina de oliveira em 30 março 2016 às 12:30

Parabéns a todos (as) que fizeram este encontro tão bonito. Senti não ter podido estar presente para poder acelerar meus propósitos com esse pessoal tão engajado. Revi nas fotos a minha querida Lara Freitas com quem pensei poder reencontrar. Agora, só aguardar as gravações. Abraço

Comentário de Maria Ap Mendes Francisco em 29 março 2016 às 14:19

Amei saber dos resultados positivos pelo mundo de nosso Deus. Penso que nenhuma cidade ou ação seja pequena e que, compartilhada pode gerar novos seguidores. Tudo pode ser adequado, podemos até pensar, pq não pensei nisso antes, é tão simples! 

Infelizmente apesar do tamanho físico e potencial minha cidade, Guarulhos, não tem ainda um grupo potente a capaz de não se apequenar à pressão política, vai daí, implodimos nossos objetivos mas não os nossos sonhos. Parabéns pelo encontro, aguardo as gravações e desejo que Deus os abençoe grandemente, ilumine e a nós, nos proteja. 

Beijo carinhoso a todos.

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

PERMACULTURA PARA TODOS

Iniciado por Simón Paz 6 Jun, 2016. 0 Respostas

Bom dia a todos!Transcrevemos abaixo a proposta da campanha PERMCULTURA PARA TODOS, que lançamos na plataforma de financiamento colaborativo Kickante (…Continuar

Tags: povos, originários, Araguaia-Xingú, indígenas, crowdfunding

PROJETO S.O.M.O.S.

Iniciado por ROGÉRIO DOS SANTOS. Última resposta de ROGÉRIO DOS SANTOS 11 Abr, 2016. 2 Respostas

PROJETO S.O.M.O.S.Dados do ProponenteLocal e data: CACHOEIRINHA, RS – 05 DE ABRIL DE 2016.NomeROGÉRIO DOS SANTOSSetor de Atuação3º (TERCEIRO)Dados de Correspondência e ContatoEndereçoRUA FRANÇA, 115,…Continuar

© 2017   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço