Quando o hoje já não basta, um livro sobre uma transição pessoal

*Regina Hostin

Quando comecei a sentir um incômodo recorrente e inquietante com o meu dia a dia, sabia que este sentimento não me abandonaria tão cedo. Ele chegou de mansinho, expandiu-se como um forte sentimento de desconexão e por mais que tentasse negá-lo, estava dentro de mim. Até o dia em que tive que dar o próximo passo. E o próximo passo foi apenas o primeiro passo de muitos, num longo caminho sem volta, uma jornada de transformações. Eu sabia que era uma mudança diferente. E, aos poucos, descobri que o que começou no mundo do trabalho, abraçava toda a minha vida.

 

Esta insatisfação levou-me a querer dar uma pausa para reflexão, desfrutar do famoso sabático, opção de mais e mais pessoas.  Os primeiros meses deste período foram intensos. Comecei participando de um curso no Schumacher College (Inglaterra), referência mundial em sustentabilidade, estive na França, Espanha, Irlanda, Turquia, Índia e nos pés dos Himalaias. Depois de sete meses voltei ao trabalho formal. E a insatisfação interna continuou. Foi quando fiz uma viagem muito diferente. Mergulhei em mim. Aos poucos percebi que o sabático tinha sido apenas o começo de uma grande transição.

 

O livro Quando o hoje já não basta conta esta trajetória em busca de sentido, desencadeada pela insatisfação com o mundo do trabalho. Tem dor e humor. Histórias vividas em vários lugares, gafes, situações novas e algumas complicadas, descobertas e aprendizados. Também contempla alguns questionamentos ao final dos capítulos para o leitor que ousar “se repensar”.  Traz sugestões para contribuir com quem se reconhece neste caminho. E mais: reúne textos de pessoas que foram convidadas pela visão holística que têm do tema transição (Eric Slywitch, Monica Picavêa, Leonardo Aguiar, Renan Carvalho, Sonia Custódio, Sandra Felicidade, Juliana Schneider e Izabella Ceccato).

 

Juntos: transição e colaboração

Tive dois desejos quanto a viabilização efetiva do livro. Primeiro envolver pessoas que em algum momento tivessem vivenciado uma transição. Imaginava que, se os parceiros na diagramação, revisão, editora, tivessem passado por uma grande mudança, compreenderiam melhor este tipo de jornada. E assim aconteceu. A maioria dos parceiros e fornecedores vivenciou na pele uma transição em suas vidas.

 

Outro desejo era tornar a obra realidade da forma mais colaborativa possível. E assim também está acontecendo. O projeto está na plataforma de financiamento coletivo Eco do Bem. Formamos uma rede. Vários colegas doaram conhecimento, tempo ou algum objeto, que são repassados como contrapartidas aos apoiadores. É uma troca linda, que tem o objetivo também de potencializar a divulgação do trabalho deles, valorizar o saber de cada um e revelar seus talentos nacionalmente, por meio desta ação.

 

O chamado para quem quiser apoiar está feito. Os apoiadores que aportarem uma verba ajudarão a tornar o projeto realidade. Qualquer valor a partir de 5 reais está valendo. Quem doar a partir de 20 reais recebe uma recompensa (dependendo da faixa de valor, tem sessões de Coach, aula de stand up paddle, bate papo sobre como germinar sementes, conversa sobre liderança orgânica, livros e muito mais).

 

A abundância jorra quando nos unimos. Temos tudo: saber, tempo, dinheiro, talentos e muito mais. Só precisamos redistribuir.

 

Passa lá!

http://www.ecodobem.com.br/projetos/livro-quando-o-hoje-ja-nao-basta/

 

Exibições: 207

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço