Projeto do Felipe Cunha no Benfeitoria! Vamos colaborar!

Link para o Projeto:

http://benfeitoria.com/felipecunha

Felipe e Schumacher College

Cooperar para a multiplicação do conhecimento de uma “Nova Economia” em direção à sustentabilidade

 
 
 

“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente dele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerente”

Paulo Freire

Apresentação

Aos amigos, familiares, os que acreditam na mudança para uma qualidade de vida melhor e aos Bem feitores,

Há quase 10 anos eu, Felipe Berlinski de Brito e Cunha, venho me dedicado pessoalmente e profissionalmente para o desenvolvimento de alternativas ao modelo de vida que vivemos em direção à Sustentabilidade.

Talvez como nunca antes na história, o mundo esteja percebendo, diante de tantas evidências, que estamos num momento crítico em que é necessário a proposição de novas saídas reais, transformadoras e viáveis.

Precisamos nos renovar e nos reconectar uns com os outros e com o ambiente que vivemos. Uma relação que redefina a satisfação, privilegie o bem-estar coletivo e respeite a consequência de nossos atos, para  (re)criarmos um sistema para qualidade de vida de todos.

Foi nessa busca que encontrei um curso de mestrado único e diferenciado de qualquer outro para aprofundar meus estudos nesse tema e poder contribuir ainda mais com esse desafio da humanidade.

O Objetivo

É abrir um Financiamento Coletivo (ou também conhecido como “crowdfunding”) para viabilizar a multiplicação do conhecimento sobre Sustentabilidade e “Nova Economia”.

É uma proposta de colaboração para a mudança!

Recentemente fui aprovado para ingressar num curso de mestrado intitulado "MA Economics for Transition" ("economia para transição"), oferecido pela Schumacher College, localizada em Totnes, Inglaterra. São apenas 15 vagas por ano no mundo inteiro e é o primeiro curso de mestrado com esse tema!

Esta instituição baseia-se no ensino de ponta inovador, focado no desenvolvimento da sustentabilidade. Há mais de 20 anos a Schumacher College reúne os maiores nomes internacionais do pensamento social, econômico e ambiental no corpo docente (como por exemplo Fritjof Capra, Manfred Max-Neef, Tim Jackson, Satish Kumar, Deepak Chopra, James Lovelock, entre outros).

O curso de Mestrado“Economia para Transição”, a iniciar em Setembro de 2013, é focado na criação de um sistema econômico adaptado aos desafios ecológicos, sociais e econômicos do século 21, nos direcionando à transição para economias de baixo carbono, resilientes e de elevado bem-estar social. 

(entre no site para conhecer mais, www.schumachercollege.org.uk)
E além de eu estar feliz por ter sido aprovado para essa grande escola, o meu objetivo é multiplicar esse conhecimento absorvido lá, aqui no Brasil.

O custo do curso + acomodação + alimentação, transporte e tudo é de aproximadamente 29 Mil Pounds ou equivalente a100 mil Reais. E mesmo utilizando todos meus investimentos, ainda me faltaria mais da metade desse total.

Tentei centenas de caminhos tradicionais (como bolsas de estudos e investimentos), entretanto carecemos de acessos democráticos a oportunidades como essa. Assim, vejo que o Financiamento Coletivo é uma forma muito interessante das pessoas cooperarem de forma direta, simples e COLETIVA, eliminando mais processos extremamente burocráticos, exclusivos e de difícil acesso. O mais gratificante é que todo mundo sai ganhando. TODA COLABORAÇÃO TEM UMA RECOMPENSA ESPECIAL DA MINHA PARTE.

Como funciona?

A ideia é levantar, através dessa proposta, 1/10 do investimento do meu aprendizado na Schumacher College. Ou seja, a meta mínima é 10 mil reais pra juntar entre todo mundo.

Se a meta é atingida em 60 dias todo mundo ganha as recompensas, se não o dinheiro é devolvido integralmente para cada um!

Vamos fazer parte de uma nova geração de conhecimento que proponha alternativas para melhorar o mundo.

A proposta é retornar este conhecimento para o Brasil e ecoar os aprendizados em forma de um blog (que eu vou construir especialmente para este projeto); aulas sobre sustentabilidade e “Nova Economia”; treinamentos e projetos de consultoria, entre outros.

Estas recompensas vão depender de agenda de ambas as partes, distâncias e transporte. Mas verificaremos a melhor forma para atender todas as recompensas. Lembrando que parte delas será realizada após o meu retorno ao Brasil.

Outra ideia para multiplicar ainda mais esse conhecimento esse conhecimento de forma mais plural, é que uma das recompensas dá o direito de escolher uma comunidade pobre ou um projeto social para eu desenvolver uma consultoria e uma capacitação. Ou seja, com o conhecimento adquirido no mestrado pretendo facilitar a inovação para pessoas que carecem de oportunidades, criando junto com eles um projeto que proporcione uma melhoria na qualidade de vida deles.

Vamos construir um mundo melhor a partir de nós!

Veja a contribuição e a respectiva recompensa que mais lhe agradam no lado direito da tela, clica nela e colabore! 

Exibições: 129

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço