Cootap, produtora do Arroz Orgânico Terra Livre, é a mais nova parceira do Grupo Equilíbrium e passará a comercializar sua produção através da rede Cooperativa Equilíbrium de Cooperados Associados, pois entende que a Rede é um excelente canal de distribuição, e por estarem de acordo com os valores da Rede, de respeito ao ser humano e toda a cadeia produtiva.
O sistema Equilibrium de distribuição através do Cooperativismo, tem a cooperação como uma esperança de uma possível transição para um modelo mais justo para todos, com redução dos impactos ecológicos sobre o nosso planeta.
O movimento está embasado pela filosofia de vida e um modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social, fundamentados pela participação democrática, solidariedade, independência, autonomia e isonomia social.
"Valorizamos a reunião de pessoas e não o capital. Visamos às necessidades do grupo e não do lucro. Busca a prosperidade conjunta e não individual. Estas diferenças fazem com que nossa rede cresça a cada dia e está se tornando uma alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes. Temos o propósito de impulsionar modelos de economia mais inclusivos e solidários. Nossos valores são universais, que independe de território, língua, credo ou nacionalidade”. Diz Olene, coordenadora do setor de comercialização de Orgânicos dentro da Rede.
“Os supermercados, por se tratarem-se de “mega empreendimentos” acabam por embutir muitos custos e por isso aumenta muito o preço do produto final para nós consumidores. Neste processoe nossa “bronca” é que normalmente apenas uma pessoa está lucrando nessa cadeia, e as demais sendo exploradas! É disso que queremos sair, desse processo de exploração, parar de alimentar essa cadeia injusta e gerar mais igualdade, mais possibilidades, mais inclusão, mais oportunidades!” Diz a jovem Mãe Juliana que com seu filhinho de colo se diz muito preocupada com falta de qualidade dos alimentos disponíveis no mercado.  Fui participar da reunião da comunidade onde mora em busca de orgânicos com preços justos.
“Para atender essa classe de consumidores conscientes, que muitas vezes tem dificuldade de acesso aos orgânicos, às vezes pelos preços altos, as vezes pela dificuldade de encontrar próximo de sua residência, nos organizamos em cooperativa, e associamos todos os consumidores como cooperados. Assim, por meio do ato cooperativo evitamos a incidência de tantos impostos no meio do caminho, completa Olene.
Nós só repassamos um pequeno percentual para a administração e para a logística, pois não há contratação de funcionários.
O que é bem “legal”, é que nossos fornecedores acabam virando nossos parceiros, pois onde a gente vai, estamos levando todos juntos, divulgando-os em nossas ações!
Temos uma outra frente que é de Gastronomia: Inclusive, o nosso próximo evento em parceria com Fabíana Urbal, também cooperada da rede e ligada à GASTRONOMIA ECOLÓGICA E SOLIDÁRIA, será um ARROZAL, onde estamos convidando alguns chefes de cozinha dos restaurantes naturalistas, veganos e vegetarianos, e alguns da culinária tradicional, para um festival de arroz! Onde a ideia é deixar os chefes (brincarem de fazer arroz...rs!) inventarem pratos diferentes a sua moda (exemplo: arroz à grega, arroz carreteiro, arroz com pequi, risotos diversos sabores, e tradições...) tudo com o Arroz Terra Livre, um dos nossos parceiros (da agricultura familiar) e a gente vê o que acontece, provavelmente será bem criativo. Iremos documentar, convidaremos alguns meios de comunicação do ramo para divulgar, assim, ganhamos maior visibilidade pra nossa rede, e a ideia é conseguir mais parceiros comprometidos com nosso movimento. Também entra nesse contexto algumas nutricionistas mais antenadas com a urgência em introduzir mais alimentos orgânicos em nosso cardápio.
“Outra frente, tem o objetivo de transformar o agricultor que ainda não é orgânico em Orgânico, pois temos parceria com alguns fertilizantes orgânicos e estamos conscientizando o agricultor e auxiliando-o também nessa transição com muita tranquilidade!
Estamos construindo pontes, interligando grupos e fazendo eventos conscientes nas comunidades também, levando a transição e a conscientização!
Nosso movimento é crescente, e cada vez mais produtos orgânicos poderão chegar à mesa de mais famílias...!
Os grupos de consumo consciente são uma tendência e sabemos da nossa importância no processo e nossa comunicação é direta com o consumidor final. Os consumidores da Rede, são pessoas já bastante consciente, e já estão em busca do alimento orgânico e valoriza toda a cadeia produtiva! Porém, estão atentos e querem saber se nossas ações são conscientes e se podemos somar no processo de regeneração do nosso Planeta!
A grande maioria participa de ações que envolvem alguma parte do ciclo completo, que vai desde a escolha da semente, o cuidado com a Terra, o trabalho do agricultor, o descarte dos resíduos, a reciclagem e principalmente a consciência dos efeitos causados pelos venenos postos em nossa mesa e as consequências perniciosas para nós e para nosso  planeta,  inclusive atentos as questões com a falta de água.
São pessoas que estão conscientes do seu papel em servir de canal na outra ponta, para ajudar a escoar a produção com mais facilidade e sem burocracias, além de querer produtos com preço justo e não abusivo como acontece hoje no caso dos orgânicos nos supermercados, etc...
Vale ressaltar também, que uma grande conquista da Cootap foi conseguir levar o arroz orgânico para a alimentação das crianças da rede pública de ensino. Essa conquista também é de todas nós mães conscientes e preocupadas com a alimentação de nossos filhos, principalmente em fase de crescimento.

Tudo isso está se desenhando é muito auspicioso, e gostaríamos de convidar você a participar dessa festa, da nossa rede!
Participe, saiba mais:
A Compra Coletiva é  um grupo de pessoas com interesses comuns que acreditam que a união traz melhores oportunidades e soluções para todos.
“Somos um canal aberto para sintonizar esses interesses e criarmos pontes a fim de obtermos o melhor custo-benefício possível. A união é oportuna e a organização possibilita otimizar tempo e custos” diz Fernanda – que administra o setor.

Já a Consciência Orgânica da Rede Equilibrium, é muito mais do que simples consumidores conscientes. É um movimento pela consciência e ação crítica que integra grupos de consumo conscientes, agricultores, meio ambiente, eco gastronomia, musica, arte, educação, mídia, consciência política, cidadania e muito mais.
Compartilha informações, tecnologia, reflexões e iniciativas individuais e coletivas que buscam formas mais saudáveis e equilibradas de produção, consumo e viver consciente. Também incentiva o diálogo e ações pela cidadania, pela educação, pela alimentação saudável, e pelo uso de fertilizantes orgânicos na produção dos alimentos. Resultado do trabalho de profissionais das áreas de comunicação, de alimentação, de educação, permacultura, ambientalistas, produtores diversos, ligados à Rede Social Equilíbrium, atuam com educação para o consumo e educação ambiental por meio de palestras, cursos, eventos e oficinas de sensibilização em escolas, empresas e grupos diversos. Para saber mais sobre esse trabalho, escreva para conscienciaorganica@outlook.com
Consciência Orgânica tem como objetivos:
•             Reunir informações sobre o tema consumo consciente;
•             Divulgar conteúdos relacionados a alimentação e estilo de vida saudáveis;
•             Incentivar o debate da consciência da boa alimentação em primeiro lugar;
•             Incentivar e orientar pessoas a fazerem escolhas com consciência;
•             Propor reflexões sobre o consumo impulsivo, impensado e prejudicial ao bolso do consumidor, às relações e ao planeta;
•             Contribuir para o combate ao consumismo e o desperdício;
•             Incentivar a proteção da infância e o combate ao consumismo infantil;
•             Estimular a visão crítica às mensagens publicitárias e ao conteúdo da mídia;
•             Reunir e divulgar experiências pedagógicas sobre o tema educação para o consumo;
•             Reunir e divulgar ações relacionadas ao Direito do Consumidor e educação para o consumo.
•             Apoiar e divulgar experiências de economia solidária, feiras de agroecologia e eventos culturais e artísticos, grupos de discussão, projetos e entidades relacionados ao tema.
Nossa missão:
Inspirar mudanças de pensamento e de atitude em questões relacionadas ao consumo com o resgate da consciência e da visão crítica sobre a situação humana e planetária atual.
Nossa visão:
Ser referência no incentivo a mudanças das atuais práticas predatórias de consumo, em prol de uma cultura que integre o indivíduo, a sociedade e a natureza.
A equipe de conteúdo do Consciência Orgânica e Rede Equilíbrium, é formada por jornalista profissional, Educadora Ambiental e para o Consumo, Nutricionista, Psicólogas, Biólogo, Agrônomo, Permacultor, Advogado, Socióloga
A Consciência Orgânica faz parte da Rede Equilíbrium.
 
Saiba mais:
A Rede Social EQUILIBRIUM - É um novo modelo de economia, baseado na emancipação social, as quais pretendem nortear um novo rumo, um novo paradigma planetário.
Temos diversos propósitos, como os de estabelecer comunidades autossustentáveis, fomentar a economia solidária, inovar em tecnologias de produção e manufatura cooperada, instituir métodos educacionais progressivos e livres, sempre em um paradigma isonômico sustentável.
Pretendemos desenvolver o Cooperativismo, a fim de experimentar e aperfeiçoar novos paradigmas econômicos e sociais, ofertando Trabalho Cooperativo, Economia justa e inclusiva, e todos os estabelecimentos necessários para o aparato humano.
A Rede Social EQUILIBRIUM é um projeto coletivo e colaborativo, legalmente constituída pelo movimento civil desvinculado, edificado e gerido por pessoas, para pessoas, a fim de promover avanço humano isonômico, equilibrado e inteligente. Aqui, você e sua comunidade encontrão ferramentas para a transformação e emancipação social, as quais pretendem nortear um novo rumo, à um novo paradigma planetário.
 Foi idealizado para instalar um novo paradigma socioeconômico para a população, humanizando as relações de trocas de produtos e serviços e organizando coletivamente o espaço de convivência e de produção.
Fazer parte da Rede Social Isonômica Equilibrium, significa apoderar-se do destino do nosso planeta e da civilização humana.
A organização Social Isonômica é hoje uma realidade possível e não podemos deixar as mazelas do capitalismo selvagem destruir o planeta e excluir milhões de pessoas de uma vida digna em abundância..
O Paradigma Equilibrium, visa motivar a transição de uma economia baseada na escassez para uma economia baseada em recursos. 
Alguns valores que norteiam este projeto, são:
•             Isonomia Social
•             Livre Progresso Humano
•             Ciência e Educação Transdisciplinares e Independentes
•             Economia Baseada em Recursos (EBR)
•             Ações Colaborativas e Solidárias
•             Democracia Direta Científica (DDC)
•             Respeito à diversidade e práticas transdisciplinares
Para desfrutar com maior assertividade deste portal, sugerimos que leia todo seu conteúdo e esteja alinhado com as propostas da OSCIP Aliança Luz. Caso não seja ainda um membro associado da Aliança, encorajamos que o faça! Você pode encontrar maiores informações em www.aliancaluz.org
A meta é promover um avanço colaborativo e solidário para todos. É possível participar via termos de parceria, apoio, patrocínio e muito mais, de todos os projetos e movimentos, desde que não em oposição aos objetivos estatutários os quais nos baseamos.
Acesse e participe!
Cadastre-se e junte-se a Família.
Cadastre-se em nossa newsletter para receber novidades e permanecer informado(a).
COMO FUNCIONA A COMPRA COLETIVA DA COOPERATIVA EQUILIBRIUM!
Esperamos compartilhar com vocês boas soluções em produtos, fornecedores e distribuição. Todos somos parte ativa do processo e aprendemos constantemente em nossas relações. Vamos tornar este espaço uma oportunidade, sobretudo, de boas trocas!
Para facilitar a logística, visando economia de poluentes e diminuição da perda de produtos, bem como alcance do melhor preço por volume,temos uma AGENDA:
 
1º sábado do mês: início do período de chamada. Os associados cadastrados são convidados a fazer seus pedidos para produtos secos (alimentos e bebidas, grãos e cereais, produtos de limpeza e higiene) e produtos frescos (laticínios).
1ª quinta do mês: A chamada se encerra após 5 dias, na quinta-feira. Os pedidos enviados receberão confirmação.
O pagamento é feito por depósito bancário para a conta da Associação Aliança Luz no Banco do Brasil, Agência Planalto nº 3266-2, Conta nº 452.636-8, com envio do comprovante para compracoletiva@equilibrium.org.br.
3º sábado do mês: As retiradas nos pontos de distribuição serão no segundo sábado após o início dos pedidos. Ou seja, 15 dias após a chamada. Confirmaremos local, dia e hora na confirmação do pedido.
Chamadas isoladas, fora desta agenda, também serão feitas para atender a demanda de produtos específicos de interesse pontual. Fiquem atentos ao recebimentos de emails com o anúncio destas chamadas.
PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO - As entregas são feitas pela equipe de Cooperados Equilíbium. Os grupos de distribuição chamados de Núcleos Regionais estão espalhados pela Grande São Paulo, e interior e de acordo com seu cadastro, iremos direcioná-lo para a célula mais próxima de sua casa, onde você poderá retirar sua compra. ou
Se preferir, fazemos a entrega em sua casa. Basta informar através do email compracoletiva@equilibrium.org.br que agendaremos dia e hora. __________________________________________________________________
Vantagens e Benefícios aos Cooperados:
Cooperado paga menos. O preço de custo é garantido a todos os cooperados, sendo o excedente direcionado à cobertura dos custos operacionais do processo de compra (transporte, administração, mão-de-obra) e a formação dos fundos para desenvolvimento da Compra Coletiva e da Cooperativa. Sobre as transações entre cooperativa e cooperado não incidem impostos, o que garante a oferta a preço de custo. Como cooperado, você receberá bônus em compras e participará de premiações. Com a futura - e breve - organização do Clube de Benefícios da Rede Equilibrium, poderá utilizar seu banco de tempo para pagamento das compras, além de outras facilidades. Para garantir estes benefícios, assine e envie-nos o Termo de Adesão como Cooperado. A adesão tem valor de R$ 10,00 referente a cota parte na cooperativa, a serem somados ao total da sua primeira compra. Este valor poderá ser resgatado no momento de seu desligamento.
Não-Cooperado
Caso não deseje ser cooperado, ainda poderá realizar suas compras, porém a formulação do preço receberá uma pequena margem para o pagamento de impostos sobre as transações. Mesmo assim, você será beneficiado, pois o valor final do produto continuará, na maior parte dos casos, mais econômico que o praticado no mercado. Isso é possível porque há uma rede trabalhando coletivamente para que os custos do processo sejam os menores possíveis. Suas vantagens se resumem a esta economia. Não-cooperados pagam o preço de custo mais 30% para os custos operacionais.
__________________________________________________________________
Os resultados do Grupo de Compras Coletivas são divulgados mensalmente. Acompanhe as planilhas de balanço:
__________________________________________________________________EQUIPE EQUILIBRIUM:
Todos somos Colaboradores Cooperados Conscientes e fazemos parte do Clube de Benefícios Equilibrium, cujo propósito é agregar recursos e serviços a todos os associados, proporcionando acesso facilitado e mais econômico, bem como vantagens e premiações aos participantes desta iniciativa da Rede Social Equilibirum através da Cooperativa Multisetorial Equilibrium.
CONTATOS
Entre em contato com o grupo pelo Fórum, e-mail ou skype adicionando Compra Coletiva EQUILIBRIUM.
Grupo da Compra Coletiva no Facebook.
Grupo da Cooperativa Equilibrium no Facebook.
Consciência Orgânica – Eventos nas comunidades, parcerias, e comercialização de produtos:conscienciaorganica@outlook.com
Gratidão por sua disposição e participação!
Queremos você satisfeito, dê sua opinião e Compartilhe essa ideia!
A principal característica desse modelo de negócio é a valorização das pessoas e não do capital. Empresas são feitas por pessoas produzindo e comprando, e essa relação deve ser justa e produtiva, indo mais além, sendo uma relação de cooperação. O modelo Equilibrium de compras coletivas é organizado para criação de uma comunidade consciente, em suas compras, em sua comunidade, em seu bairro, em sua escola... Faça parte desse movimento!
________________________________________
CADASTROS - Escolha sua categoria:
Seja Um Cooperado - Grupos de Consumo Consciente -  Entrega de Cestas 
Consumidor final: Consumidores para Cestas Orgânicas em Casa
Produtor de Orgânicos: Disponibilize sua produção orgânica

Lojista: cadastre-se na Distribuidora de Produtos Orgânicos. 
Para mais informações:
Skype: olene.vilela
11-96613-1780 (claro)
11-97498-3889 (vivo)
11-96420-9251 (tim) 

Exibições: 108

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição



Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço