O povo do Transition tem que participar dessa! Vamos colaborar com essa pesquisa!!!

http://sp2040.net.br/

SP 2040

Vale do Anhangabaú
Vale do Anhangabaú — Foto: Jefferson Pancieri / SPTuris

O Plano SP2040 é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, e tem o apoio de uma equipe técnica de especialistas por meio da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. Seu objetivo é construir uma Visão Estratégica de longo prazo para o município de São Paulo, com análises e proposições focando um horizonte temporal para o ano de 2040 e terá objetivos intermediários para 2025.

Com isso, o Plano oferecerá uma referência para o poder público, cidadãos, empresas e organizações trabalharem juntos para transformar a cidade nas próximas décadas. É um plano para integrar políticas públicas, reforçar sinergias entre planos setoriais, atrair investimentos, para promover parcerias, enfim envolver todos, trabalhando na mesma direção e, assim, transformar a cidade nas próximas décadas.

O seu objetivo é orientar uma ampla transformação da cidade, apontando para novas formas de organização social, econômica, urbana e ambiental, que se reflitam em melhores condições de vida para a população da Cidade. Procura, ainda, indicar caminhos para São Paulo reforçar a sua presença no contexto das grandes cidades mundiais, através do aprofundamento das funções de articulação entre a economia a brasileira e a economia internacional.

Para tanto, o Plano oferece um referencial geral a partir do estabelecimento de uma Visão do Futuro Desejado para a cidade, ao mesmo tempo em que contribui para integrar, articular e reforçar as sinergias existentes entre as decisões setoriais e os diversos instrumentos de planejamento: Planos Diretores, Planos Plurianuais, Orçamentos e diferentes Planos Setoriais. Constitui-se, assim, em um instrumento precioso para criar consensos e definir diretrizes que perpassem governos e que sejam compartilhados com a sociedade.

O Plano segue dois princípios:

  1. É Estratégico, pois prioriza e privilegia as grandes diretrizes consensuais, objetivos abrangentes e projetos que possuem efeitos irradiadores sobre os diversos setores e que servem como catalisadores do desenvolvimento da cidade; e
  2. É Territorial, pois privilegia o espaço de vida dos cidadãos, como expressão que articula as diferentes dimensões das políticas públicas, sejam elas sociais, econômicas, ambientais, culturais etc.

E conta com 5 Eixos Estratégicos, cada um abrangendo um leque diferente de questões essenciais para o desenvolvimento da cidade. Os Eixos são:

Na Visão de Futuro, construída em conjunto com a Sociedade e tendo as análises do seleto time de especialistas como parâmetro, São Paulo logra alcançar um modelo de crescimento que conjuga crescimento econômico, com (i) redução das desigualdades sociais, territoriais e de oportunidade; (ii) inclusão social; e (iii) sustentabilidade ambiental.

São Paulo consolida-se como centro global de negócios e inovação, sendo capaz de atrair e reter investimentos, atividades econômicas e mão de obra qualificada. Orienta sua economia para ativadas de baixo carbono e intensivas em conhecimento, criatividade, tecnologia e inovação, como energia alternativa, ciências da vida e saúde humana, finanças, negócios em geral e turismo médico, de negócios e cultural. E mantém-se como polo comercial e logístico regional, com investimentos na infraestrutura globalmente competitiva.

Leia a seguir: A Cidade que Queremos (A Visão de Futuro) >>

Exibições: 39

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição



Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço