O dinheiro ou a sua vida? Vicki Robin no Espaço Zym, em um brinde à sustentabilidade

O dinheiro ou a sua vida?

Vicki Robin no Espaço Zym, em um brinde à sustentabilidade

Há dois anos, o Espaço Zym traz um convidado especial ao evento “Um brinde à sustentabilidade”. A proposta é tão criativa como a chamada do evento: “networking inteligentemente verde”.

E foi assim, em um espaço aconchegante, repleto de soluções criativas e sustentáveis, que aconteceu a palestra com a convidada da noite, Vicki Robin, escritora norte-americana e executiva de treinamento do Transition Towns dos Estados Unidos.

Vicki, uma mulher extremamente simpática, que gosta de se intitular “ half Brazilian” (metade brasileira), fez questão de se comunicar no que chamou de“PortuEnglish”, seu português mesclado de espanhol, juntamente com o inglês, a que recorria em momentos que exigiam maior precisão para comunicar suas idéias.

Vicki contou-nos sobre a experiência do Transition Towns na ilha onde mora, Whidbey Island, no leste dos Estados Unidos, perto de Seattle, onde sua comunidade vem implantando o movimento com muito sucesso. Contou-nos do quanto é difícil envolver a comunidade como um todo no processo, mas o quanto estavam colhendo frutos saborosos, literalmente, deste trabalho. Hoje, orgulha-se Vicki, os moradores da ilha podem ficar um bom tempo se alimentando apenas dos plantios locais, sem precisar de alimentos de fora. Ou seja, os moradores da ilha estão pondo em prática dois princípios que norteiam a filosofia do TT: a sustentabilidade e a resiliência.

Mas ela também compartilhou com o grupo sua experiência com o companheiro Joe Dominguez, falecido há 13 anos. Juntos, buscaram um modo de vida simples e, dentre os livros que escreveram, ela nos contou as idéias contidas no livro que se tornou um best-seller no mundo todo, “Money or life”, que no Brasil foi lançado com o título “Dinheiro e vida”, pela Editora Cultrix.

Disse Vicki: “É importante perceber o quanto de energia gastamos para obter as coisas que desejamos. Por exemplo, vale a pena gastar 3 anos de trabalho, três anos de nossas vidas, para comprarmos um carro?” E continuou: “Por quanto de tempo usaremos este carro? E quanto à mão de obra que trabalhou neste carro? Vicki foi ainda mais loge em seus questionamentos: Qual é o custo real deste carro para o planeta?”

Nesta intrigante seara do dinheiro, Vicki fez sua colocação de que dinheiro é energia e, como energia, deveríamos refletir sobre a forma com que lidamos com ele.

Houve espaço para a roda de diálogo, onde mais questões e reflexões foram colocadas. Daniela Terracini, do TGV (Transition Granja Viana), comentou: “Acredito que, cada vez mais, a gente ter consciência de tudo o que consome.”

Afinal, dinheiro ou vida?

Foi com esta pergunta fazendo eco dentro de nós, seguida de um brinde à sustentabilidade, que terminou o encontro com Vicki Robin no Espaço Zym, numa fria noite de maio.

No início e no final do evento, foram servidos entradinhas e sucos de frutas nativas criados pela Chef Cláudia Mattos, uma das fundadoras do Espaço ZYM. “Um brinde à sustentabilidade” é um evento apoiado pelo CRIS – Centro de Referência, Integração e Suatentabilidade) e pelo TGV (Transition Granja Viana).

Sílvia Rocha

jornalista - escritora

sustentabilidade - cultura - poesia - haikai

coluna granja sustentável: http://www.granjaviana.com.br/coluna.asp?cn=33&scn=508

silvia@studiovero.com.br - silvia@granjaviana.com.br

11 8600-0009

Exibições: 306

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Comentário de MarCelo Todescan em 15 maio 2010 às 0:33
Comentário de MarCelo Todescan em 15 maio 2010 às 0:31

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição



Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço