A história da Fundação Stickel começa muito antes do seu nascimento, e está ligada à chegada de Ernesto Diederichsen (1878-1949) à cidade serrana de Campos do Jordão, SP, no início da década de 1940. Ali o industrial do setor têxtil, natural de São Paulo, construiria em 1943 junto com o seu genro Luiz Dumont Villares, o Hotel Toriba, um dos primeiros grandes hotéis da cidade.

Juntamente com sua esposa Maria Elisa (Lili) Arens Diederichsen, iniciou nessa época um trabalho de assistência social, com a criação do Grêmio Bernardo Diederichsen (homenagem a um filho falecido precocemente), que assistia crianças carentes em tratamento de tuberculose, no bairro de Abernéssia.

Com a semente filantrópica plantada e a morte de Ernesto em 1949, quem passou a tocar as obras assistenciais foi sua filha Martha Diederichsen Stickel. Ela e seu marido, Erico João Siriuba Stickel, criaram então a Associação Beneficente Martha e Erico Stickel, transformada, em 1954, em Fundação Beneficente Martha e Erico Stickel. A vocação seguia a mesma, assistir famílias carentes em tratamento de tuberculose.

Tempo de cultura

Em 2004, depois de alguns anos de pouca atividade a entidade iniciou sua reestruturação. A área de atuação passou a ser a capital paulista e a arte ganhou espaço, ao lado do trabalho social e assistencial. A cultura e a arte já estavam no DNA da família, Erico Stickel fez grande contribuição para a história da iconografia brasileira, reunindo um dos mais interessantes acervos sobre o assunto, relatando essa experiência no seu livro Uma pequena biblioteca particular.

Nesta mesma época, Fernando Stickel, filho de Martha e Erico, assumiu o comando da instituição e que teve o nome reduzido para Fundação Stickel. A missão passou a ser de agregar a atuação da entidade nas artes brasileira e contemporânea ao trabalho em comunidades com altos índices de vulnerabilidade social. Na nova fase, a Fundação Stickel realizou diversas atividades culturais como : exposições de artes, edição e distribuição gratuita de livros, programas educativos e de pesquisa.

O primeiro programa social próprio, Mulheres de Talento, surgiu em 2007 e tem como foco a geração de renda para mulheres da Vila Brasilândia, bairro da Zona Norte de São Paulo. Entre 2008 e 2009, a Fundação foi parceira da Prefeitura da Cidade de São Paulo no Programa Ação Família - Viver em Comunidade, também na Vila Brasilândia, que resultou em rico processo de construção e aprendizagem.

Numa nova dinâmica às suas atividades, a Fundação foca hoje o desenvolvimento de programas que unam a arte ao desenvolvimento social, promovendo artistas que realizem, em contrapartida, ações educativas em comunidades de alta vulnerabilidade social.

É assim que a Fundação Stickel busca e acredita na dupla inclusão: uma, dos artistas que, com sua experiência e vivência artística e cultural, conhecem e se põem em contato com outras pontas da sociedade e a outra, dos beneficiários diretos de seus programas sociais, que ampliam seus horizontes de saber e de oportunidades de inserção na vida social por meio do trabalho e da cultura.

Exibições: 146

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Comentário de Fernando Stickel em 12 agosto 2010 às 13:25
Monica, precisa trocar o histórico pelo novo.

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço