Olá pessoas em transição,

Repensando o Natal, aquele momento do ano, ícone da sociedade de consumo, quando quase todas as pessoas do mundo inevitavelmente compram coisas; compartilho aqui algumas idéias...
Há muito tempo, bem antes de conhecer este movimento todo, tentamos, marido, eu e alguns familiares, repensar este momento.
Imagino que muitas pessoas já façam isso, ou não; mas na perspectiva de uma transição também de hábitos e costumes muitas vezes enraizados em nossa vida, resolvi compartilhar com os TTs algumas idéias no sentido de re-significar, tornar mais orgânico, resgatar valores, e quem sabe outros sentidos da celebração antes mesmo do nascimento de Cristo. Esta época do ano corresponde ao solstício de inverno no hemisfério norte e ao de verão no hemisfério sul. O solstício de inverno no hemisfério norte, de onde vem nosso modelo de Natal, era festejado pelas culturas ditas pagãs por significar o início do aumento gradual do tempo de luz durante o dia o que deu origem ao mito do "Sol Vencedor", luz que vence a escuridão.
Seja qual for sua idéia de Natal, se vc está em transição, pode compartilhar conosco algumas idéias e sugerir outras ou ainda discordar de tudo!

No Natal nos agrupamos, celebramos, fazemos votos de felicidade, comemos juntos, trocamos presentes, enfeitamos as casas e até espaços de trabalho; é como se fosse uma semente germinando em nós no princípio da primavera.
Você acha possível expandir nossas ações de transição para este momento? Seguem abaixo algumas considerações!

-oferecimento - esta é uma boa palavra para o natal - que pode significar oferecer nossa presença, ação, ajuda a quem não passou por muitas experiências positivas nesta época do ano, ou durante o ano todo.

-compartilhar este momento com pessoas diversas - unir familia e amigos, chamar aqueles que trabalham com vc ou pra vc, se for possível e compartilhar a vida. Compartilhar também a organização em si, passar o dia juntos, cozinhar ou cruzinhar juntos, enfeitar o espaço em comunhão.

-alimentar o ser - meditar, compartilhar textos tradicionais, ler histórias, contos; declamar, cantar, dançar, .

-ceia viva (isso não significa consumir o peru com pena e tudo,rs), criar mandalas de frutas coletivamente, alimentos orgânicos pela mesa, pratos deliciosos sem animaizinhos sacrificados, frutas secas, delicias cheias de vida, sucos de luz. Tudo isso sem exageros de quantidade. Mas se pra vc é muito importante a tradição da ave à mesa, procure um produtor de aves orgânicas, agradeça o sacrifício da ave, prepare-a com atenção e cuidado e consuma com creme de damascos, que fica uma delícia (sugestão!).

-enfeitar o espaço com sementes e flores naturais, coisas que você já tem em casa podem fazer papel de personagens de presépio, caso você deseje reproduzir esta cena em sua casa. Mas se vc tem filhos que curtem o natal vermelhinho, muuuuitos enfeites com o bom velhinho representado e uma árvore enorme, não se acanhe em usar tudo isso na transição, junto com todo o resto, que já é um novo olhar.

-troca de presentes - este é um excelente momento pra exercitar o verdadeiro desapego e procurar algo que vc tem e que pode fazer muito feliz a pessoa que vai receber um presente seu, isso significa abrir mão de algo que vc ainda gosta. Você também pode se habilitar a fazer seu presente ou adquirir de quem os fabrica em condições de sustentabilidade.

-luz - existem hoje apelos para enfeitar as casas, bairros e cidade com luzinhas, que são lindas, mas não sobrevivem a mais de um Natal. Usar velas, tochas, fogo da transformação, é uma forma de tornar o momento ainda mais significativo.

- Feliz ano novo - estas dicas servem também para o Ano Novo e podem ser acrescidas de cerimônias do fogo, mais meditação, cantos, limpezas.

Quem ouvir o chamado, compartilhe mais idéias...
carinho
Ana Leite - Petrópolis

Exibições: 30

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Comentário de Ana Lúcia O de Souza Leite em 7 novembro 2010 às 23:46
Oi Walder,
Coisas gostosas são também bons presentes para adultos e crianças. Vc pode, por exemplo, fazer uma cesta com agrados para os sentidos e distribuir para os convidados; pequenas delícias, arranjos de flores, sachês, um CD gravado por vc com músicas diversas, e o que mais a imaginação inventar.
Gde abraço
Comentário de Walder Antonio Teixeira em 4 novembro 2010 às 11:04
Presentes
Pensando nos presentes para crianças: Procurar artesãos que façam brinquedos em madeira, pano, etc. (peões, cordas de pular entre outros) ou comprar brinquedos pedagógicos como blocos de madeira com letras e números, etc.
Evitar aqueles jogos criam um instinto de poder, como monopólio, war, banco imobiliário, e também evitar as marcas de personagens que sempre carregam royalties no preço (muitas vezes é a maior parte do preço).
Presentes para adultos: O mais interessante seria fazer os próprios presentes para serem distribuidos, usando alguma habilidade artesanal que a pessoa tenha. Ou comprar presentes que possam durar muito e sejam feitos de materiais recicláveis. Evitar plásticos e coisas descartáveis.
Feliz Natal

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço