Meu grupo de transição fazendo 10 anos! Tempo de celebração!

Leia a matéria original com fotos lindas pelo link:

Transition Granja Viana Celebra 10 anos de ação local!

10 anos de alegria, amizade, parceria, partilha, emoção, ação e muito amor por esta região tão linda onde tive a alegria de vir morar. Amo meu grupo, Amo esse movimento e Amo minha comunidade!
Gratidão pela companhia nessa caminhada à tod@s que fazem e já fizeram parte dela. Seguimos tecendo junt@s esse mundo mais bonito que nossos corações sabem ser possível, como diria Charles!

14/06/2019

Transition Granja Viana comemora 10 anos!

Ecofeira, Mercado de Trocas, Caronetas, Plantio Global, Café Reparo... são algumas das muitas ações do grupo.


Há 10 anos, mais precisamente no dia 10 de junho de 2009, a nossa querida colunista Jany Vargas noticiava em seu artigo, aqui no Site da Granja, a primeira reunião do Transition Towns Granja Viana, realizada no UlaBiná. 

Leia abaixo trechos da matéria daquele dia:

“Você já parou para pensar que somos a primeira geração na história da Humanidade a ter como responsabilidade a continuidade da vida no planeta? Que dependerá das nossas ações reverter ou não os processos degenerativos que vêm acontecendo por todo lado e comprometendo nosso futuro, ao menos nos moldes que conhecemos? 

...Mas...Deus é granjeiro... sabia não? Mandou para cá uma arquiteta carioca,Isabela Menezes ...

Na última terça, dia 9, ela trouxe os arquitetos Marcelo Todescan e Frank Siciliano na ulaBiná, para apresentar o movimento Transition Towns, criado na Inglaterra e que já está fazendo diferença em 2 mil cidades pelo mundo. A ideia é reunir os moradores para estabelecer uma visão do bairro para os próximos quinze anos e assim ter uma direção para atuação e detectar quais são os problemas a serem solucionados. Criar grupos de trabalho e possibilitar que mangas arregaçadas, indignações acumuladas, criatividade, amor... se manifestem numa ação que honre o potencial e a força de todos que quiserem se engajar. Chega de deixar nossa linda região nas mãos da sorte e do azar! Nossos descendentes vão agradecer!!!! Mais ainda nosso coração.

Ainda em junho será marcada uma próxima reunião, que será divulgada pelo site da Granja.”  Leia coluna na integra

Nestes 10 anos que se passaram, o grupo inicial formado por Isabela Maria Gomez de Menezes, Thereza Franco (que aqui vos escreve), Sílvia Rocha e Daniela Terracini, ganhou novos adeptos: Heloisa Reis, Solange Viana, Angélica Bonfiglioli Lopes, Fernanda Campos Luiz, Monica Rosales, Sonia Silva e Luis Romero. 

As ações iniciadas com a Feira de Trocas AUescambAU se multiplicaram e fortaleceram o grupo, presenteando a Granja Viana com eventos e ações como a Ecofeira, Hora do Planeta, Café Reparo, Grupo Caronetas, Voto Onde Moro, Mercado de Trocas, Arte Junto, SOS Calçadas, Do Meu Lixo Cuido Eu, #GranjasemCanudos... Agora a mais nova atuação do grupo é divulgar a reciclagem de Bitucas de Cigarro, um grande poluidor de mares e meio ambiente, propagando a empresa que transforma a bituca em celulose para fabricação de papel.

Nosso grupo utiliza várias metodologias sociais participativas, que vêm trazendo excelentes resultados. As relações e sua nutrição são fundamentais para nós, e o fato de as cultivarmos contribui para formar o tecido social onde a confiança, a amorosidade e a amizade nos mantêm unidas até hoje, de forma saudável e profícua.

Aqui no Site da Granja você também pode acompanhar os 10 anos de ações do grupo através da nossa sessão exclusiva dedicada ao Grupo TGV desde o seu início, trabalhando como divulgador e apoiador atuante.    https://granjaviana.com.br//transition

O movimento Transition Granja Viana está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável  da ONU número 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Parabéns, Transition Granja Viana, que a mágica do gênio do coletivo aqui encontre um terreno fértil para desenvolver-se ainda mais!

Thereza Franco

Agradecimentos: 

O Grupo agradece todo o apoio recebido nestes 10 anos de entidades e grupos, como as prefeituras de Cotia e Carapicuiba, Escolas, Centros Comerciais, Restaurantes, Associações , todas as Mídias da Região, inúmeros amigos e parceiros, sem o qual nenhuma destas ações teria sido possivel. A Granja Viana está de parabéns!! 

Especais:  Prefeitura de Cotia (Ecofeira, Plantio Global), Vila da Mata (Mercado de Trocas e Hora do Planeta) , Shopping Granja Vianna (#GranjaSemCanudo e Ecofeira), Escola da Granja (Início da Ecofeira), Galeria de Arte Solange Viana (ArteJunto) Academia Energy (Dia do Planeta), Prefeitura e CES Carapicuiba (Voto Onde Moro e Plantio Global), Secretaria Meio Ambiente (#GranjaSemBituca), Poaito Recicla (GranjaSemBituca), Jornal d'Aqui (Divulgação).  Site da Granja (Apoio Permanente).

Comemoração

Venha participar do PIC PIC TGV
O Grupo vai assoprar as velinhas na Ecofeira - Veja como Chegar
Domingo dia 16/06 a partir das 10h

Saiba mais:

www.transitiongranjaviana.com

Para participar

As reuniões acontecem uma vez por semana por uma hora e meia na Granja Viana.

Atualmente, são às segundas-feiras, das 8h00 às 9h30 no Félix Café

Rua José Félix de Oliveira, 1270

Estacionamento gratuito externo e interno no local.

(Confirme sempre no site se o local, o dia da semana e o horário permanecem os mesmos.)

www.transitiongranjaviana.com

Para conhecer o movimento global Transition Towns

https://transitionnetwork.org 

Save
Partilhar


 

Exibições: 50

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2019   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço