Instituto Sou Especial recebe terreno para sede sustentável Por Sílvia Rocha

Instituto Sou Especial recebe terreno para sede sustentável

Por Sílvia Rocha

Zeca Pamplona, Katia Gontijo e Carlão Camargo
A cada dia – e noite – percebo a vocação da Granja Viana para a sua transição para a sustentabilidade.

Na noite do dia 12 de novembro, houve uma cerimônia das mais especiais. O Prefeito de Cotia, Carlão Camargo, assinou o decreto de cessão de um terreno da Prefeitura para a construção da sede – sustentável – do ISE (Instituto Sou Especial). Suas comoventes palavras tocaram a todos, e chamava a atenção a emoção no semblante da fundadora do Instituto, Kátia Gontijo, e de sua presidente, Daniela Terracini.

Além da cessão de uso do terreno por tempo indeterminado, Carlão enfatizou o quanto confia na proposta do ISE. E, para reforçar ainda mais o seu apoio à causa de Kátia, o prefeito doou, em nome dele e de sua esposa, Mara Camargo, o valor necessário para pagamento das taxas para o início da obra. Além dessas doações, o ISE também ganhou o projeto da sede sustentável, da arquiteta Mara Nogueira; todos os blocos – ecológicos – necessários para a construção, do senhor Cavalcante, empresário da região e produtos de limpeza para a manutenção da sede, de Ângela Serrano, do Sabão Cracá.

Daniela Terracini e Carlinhos

Katia, Luiz Gustavo Napolitano e Angela Serrano

Dentre os presentes, destacaram-se autoridades, empresários e apoiadores do ISE, como Luis Gustavo Napolitano, Zeca Pamplona, Márcio Camargo, José Lopes, Rogério Franco, Sr. Cavalcante, Ângela Serrano, Carlos Dom Pieri e Ronaldo Baena, dentre outros. Eu também estava presente e fiquei muito comovida, pois acompanho a história do Instituto há um bom tempo. E fico duplamente feliz por ele já nascer inspirado por ações que casam o social com o ambiental.


Carlão Camargo assina decreto de cessão de terreno para sede do Instituto Sou Especial

Marcelo Todescan, Mara Nogueira, Katia Gontijo e Daniela Terracini

Esta cerimônia aconteceu em pleno DEB – Dia Especial do Bem –, no Restaurante Suez. Tradicionalmente, no DEB, parte do que é consumido ou adquirido em uma loja ou restaurante é destinado ao Instituto. E foi assim com a renda do Suez durante o almoço e o jantar do dia 12.

Nesta mesma noite, ocorreu a 8ª. reunião do TGV - Transition Granja Viana, um movimento que visa a transição da Granja para a sustentabilidade. Estavam presentes os arquitetos Marcelo Todescan e Frank Siciliano, que trouxeram o modelo da Inglaterra para a Granja, a convite da arquiteta granjeira Isabela Menezes, “madrinha” do TGV. O Transition Granja Viana apóia iniciativas de cunho sócio-ambiental, como é o caso do Instituto Sou Especial.

Fotos: Danuza Yokoyama

Sílvia Rocha é jornalista e mestre em Comunicação Social pela ECA-USP. É poeta haikaísta*, pedagoga e tradutora e mora na Granja há 15 anos. É co-fundadora do Studio Vero, studio de design sustentável que fabrica presentes, mobiliário e displays na Granja Viana. Está prestes a publicar seu livro de poesias Caminho de haikais e, atualmente, trabalha no título O Caminho de São Francisco de Assis e outros caminhos.

* haikai: micropoema de 3 versos, de origem japonesa, inspirado na natureza.

e-mail: silvia@granjaviana.com.br

Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Exibições: 31

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço