Instituto Baccarelli - Semeando Gaia - Gaia Education Inspire



A novidade em 2010 são as aulas de ecologia e sustentabilidade, promovidas pelo CRIS - Centro de Referência e Integração em Sustentabilidade – com patrocínio da Fundação Alphaville. Serão 8 aulas, ministradas por personalidades do meio, como Jefferson Costa, o índio Kaká Werá, Marcelo Todescan, Monica Picavea, Isabela Meneses, Peet Web, Adriana Costa e Frank Siciliano, arquiteto responsável pelo projeto da sede do Instituto Baccarelli, idealizador do CRIS. O CRIS é um centro de referência em Sustentabilidade, que dispõe em sua rede, de referências nacionais e internacionais em cada setor:
Energia, Sociedade, Produtos e Serviços, Comunicação, Arquitetura e Urbanismo, Educação, Ecologia, Certificação, Água, Construções Sustentáveis. Tem como missão, integrar as diversas técnicas, disciplinas gerando ações concretas, dentro de uma perspectiva de um mundo em Transição para uma Sociedade com estilo de vida com qualidade e sustentável.

A idéia é que esses alunos, com faixa etária em torno dos 13 anos, sintam-se responsáveis por disseminar o que aprenderem no meio em que vivem – para colegas de sala de aula, familiares e amigos.

As parcerias tem por objetivo complementar a educação musical que recebem no Instituto Baccarelli e são importantes para atribuir aos alunos uma visão holística de mundo. Dessa maneira, se tornarão cidadãos ainda mais completos, melhores preparados para ingressar no mercado de trabalho, na área da música ou não, e seres humanos mais sensíveis para beneficiar a convivência em sociedade.

Segundo Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli, a soma das atividades oferecidas no Instituto, “desperta nos alunos o sentimento da autoestima. Se um garotinho pode se apresentar na Sala São Paulo, onde estão presentes 1.500 pessoas, como governador, presidente, entre outros que o aplaudem, por que ele não pode correr atrás do desejo de ser médico, arquiteto ou advogado? Mostramos aos alunos, a questão da dignidade e da dedicação, independentemente da profissão escolhida. E com paixão, envolvimento, dando o seu máximo”.

http://www.institutobaccarelli.org.br/orquestra/noticia.php?cdTexto...

Flicker

Exibições: 83

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Comentário de MarCelo Todescan em 21 julho 2011 às 14:19
Motivos - Estamos vivendo em um mundo ameaçado, o desaparecimento da espécie humana e a devastação da biosfera se colocam no âmbito das possibilidades reais.
Crises, financeira, de alimentos, energética e climática,
não podemos continuar, temos que mudar nossas mentes e corações (LenardoBoff) Florescer Gaia internamente e semear Gaia em açõaes que revertam esta realidade e possibilitem transformação e evolução.
Somos a primeira geração que não pode adiar as ações, a ter de sair de um paradigma de consumo passivo para um de consumo consciente, a ter a responsabilidade sobre todo o futuro da Humanidade, e de outras espécies.
Acreditamos que as crianças tem um potencial e um papel especial nesse desafio ....
Uma OPORTUNIDADE de OPÇÃO frente as crises, financeira, de alimentos, energética e climática.

Visão - Gerar um "Campo" Fértil, Criativo, onde crianças, adolescente, Facilitadores, Familias, Comunidades de diversas etnias, classes sociais, realidades, (diversidade) , possam ESTAR, cocriando uma visão de futuro possível, sustentavel, dentro de uma realidade de um único planeta vivo, desenhando ações para o presente e futuro, participando de um processo de " EducAção ", onde felicidade, abra espaço ao SER empoderando os EUs e Nós a fazerem a Opção pela Terra (Gaia) sendo atores de uma aventura, de uma sociedade em transição .


Missão -Criar e Formatar um currículo de EducaAção em sustentabilidade, metodologia, Viabilidade, do Curso (Treinamento) CRIS, Florescendo Gaia, para Crianças de 10 a12 Anos inspirado no currículo do Gaia Education. Dentro do processo, criar uma metodologia que forme um grupo semente, Gaia Semente, que será a base para transformações e ações de transição, que aumentem, resiliência, criem comunidade, diversidade. O Formato deve prever um apoio da dimensão Virtual, que possibilite a continuação do processo apos o curso. (Biblioteca Virtual, grupos de Estudo, incubadora de ações, etc...)


Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço