Granja agora tem Feira de Trocas Solidárias! Mais uma linda matéria da Silvia Rocha.

http://www.granjaviana.com.br/coluna.asp?cn=33&scn=508

Por Sílvia Rocha


Você já participou de uma feira de trocas? E de uma feira de trocas solidárias? Pois a Granja acaba de inaugurar sua Feira de Trocas, a AUescambAU!

A feira "teste" aconteceu na manhã de um domingo ensolarado. E o clima da feira era de muita animação. E o melhor de tudo: o sistema desenvolvido foi aprovado e a feira vai começar para valer.


Sonho de granjeira

A feira de trocas era um sonho da granjeira Isabela Menezes que foi quem trouxe o Transition Towns para a Granja Viana, o TGV, um movimento internacional de sustentabilidade. Desde o ano passado, ela começou a trocar idéias com outros participantes do TGV e, logo de início, Thereza Franco, do Site da Granja, e a designer Dani Terracini abraçaram a causa. Muitas mensagens, telefonemas e reuniões depois, saíram o nome, a logomarca (criada por Dani) e o guia da feira, com seus objetivos e normas, além da escolha do local: o teatro da ASSA, bem no coração da Granja Viana.


Experiências dos participantes

"Saí de lá no céu!", exclamou Thereza, uma das organizadoras da AUescambAU. E continuou, "Na cabeça, tínhamos muitos objetivos. Pois uma feira de trocas é uma alternativa para não gerar consumo, nem produção, nem poluição. Mas saí de lá no céu porque o espírito da feira foi além da troca e das nossas expectativas. Durante a feira, experimentamos a alegria e a energia que a troca traz!"

"Sustentabilidade é durabilidade." Isabela gosta de citar esta frase que muito a inspira. E também adora a máxima: "Troque seu sapato "velho" por uma bolsa "nova"! Numa feira de trocas, o que é velho para você é novo para alguém que não tinha aquele item. E aquelas coisas todas que estão paradas, guardadas ou atravancando os móveis ou ambientes da casa vão circular e ser utilizadas por outras pessoas. "Muitas vezes, uma pessoa vai ao shopping, se enche de compras, volta com as sacolas repletas de compras, mas será que ela não se sente vazia?" Esta é uma reflexão de Isabela que acha que em uma feira de trocas solidárias, como a AUescambAU, você sai de lá cheio de alegria porque, para ela, a troca traz felicidade. E disse isso toda orgulhosa, mostrando o lenço que estava usando, recém adquirido na feira.

Dani também ficou muito entusiasmada com a feira. Já está separando seus itens para a próxima. E disse que foi uma experiência tão contagiante, que seu marido também pretende participar da próxima edição. Outro participante da feira, Frank Siciliano, trouxe livros da filha para trocar, com a seguinte recomendação dela: se ele não os trocasse, poderia doá-los! De fato, os itens que não são trocados na feira podem ser doados para a ASSA que os vende em seu brechó beneficente.

Trocar se aprende trocando
Você se animou para participar da AUescambAU? A comunidade – e o Planeta – agradecem! É muito simples. A comissão da AUescambAU desenvolveu um guia para participar da feira. É importante levar uma canga ou pano para expor seus produtos, saberes e serviços na feira. Você vai poder fazer suas trocas de maneira direta ou indireta. Você também vai conhecer a moeda oficial da feira: o granjeiro! Ah! Para participar da feira, seu ingresso é um frasco de óleo de milho que será doado para a ASSA que sede o espaço para a feira mensal.

"A gente não veio pronta para a feira, mas veio aberta!", disse Thereza que saiu da feira com um livro do Saramago, um pijama de seda e flanela, um estojo de ferramentas, novos amigos, um sorriso largo no rosto e uma imensa alegria no coração.

Thereza Franco, Sílvia Rocha, Isabela Menezes e Dani Terracini entusiasmadas com a Feira de Trocas AUescambAU


Serviço:
Feira de Trocas AUescambAU
Domingo de Páscoa, dia 4 de abril
Das 9h30 às 12 horas
Teatro da ASSA – Rua Santo Antônio, 406 – Granja Viana
Leve as coisas que pretende trocar e uma canga para expô-las!
Informações: issamenezes@globo.com

Exibições: 36

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço