Faça parte de um experimento internacional da Transição! Tenha um diagnóstico perfeito sobre a saúde do seu Grupo!

Faça parte de um experimento internacional da Transição!

Os impactos das mudanças climáticas já são tangíveis e reais. Todos os dias, temos notícias com novos exemplos dos riscos dessas mudanças para a vida, as espécies e o planeta. Sentimos o peso e a tensão em nossos ombros, percebemos a urgência de agir, mas tememos que a situação seja grande e complexa demais para resolvermos.

É neste momento que devemos nos unir, fazer uma pausa e refletir sobre como estamos avançando na Transição. Vamos aproveitar para criar um espaço a fim de apreciar nossas realizações gloriosas e nossos fracassos corajosos, perceber o que é desafiador e fortalecer nossas conexões como um movimento global de comunidades que estão reconstruindo e reimaginando o nosso mundo.

Em março de 2019, o Transition Network trabalhará com diversos hubs da Transição para coordenar o primeiro Mês Internacional de Verificação de Saúde da Transição.

Todos nós queremos incentivar e apoiar grupos de Transição em todo o mundo para que usem a ferramenta de verificação de saúde e reflitam em conjunto sobre como a Transição está caminhando na sua comunidade. Estamos experimentando maneiras pelas quais os grupos poderão compartilhar os resultados de suas conversas para que todos tenham mais informações sobre o panorama geral.

Gostamos bastante dessa ideia. Imagine grupos de Transição em lugares muito diferentes, tendo conversas semelhantes e compartilhando os resultados para criar um panorama global da Transição. Sabemos que, individualmente, os grupos de Transição consideraram o processo de verificação de saúde muito útil e estamos interessados no que pode acontecer quando o processo é multiplicado e conectado internacionalmente. Enxergamos isso potencialmente como o início de conversas mais amplas sobre a saúde do movimento de Transição e para onde ele pode ir em seguida.


O que é a verificação de saúde?


A ferramenta de verificação de saúde da Transição oferece uma oportunidade para explorar os elementos essenciais da Transição e como o seu grupo se relaciona a eles. Não é um teste, mas uma estrutura para estimular reflexões e conversas que serão usadas posteriormente. A ferramenta de verificação de saúde permite que vocês celebrem o que fizeram de bom, entendam melhor o que tem sido um desafio para o grupo e descubram em conjunto a melhor maneira de seguir em frente.

Grupos que realizaram a verificação de saúde descobriram que é um exercício proveitoso e revigorante. Veja dois depoimentos de pessoas que a experimentaram:

"Qualquer grupo fica satisfeito consigo mesmo. É uma ótima maneira de medir nossos pontos fortes e fracos."

"Sinto que isso realmente ajudou a avaliar, reorientar e energizar nosso grupo com um senso renovado de propósito."

Um panorama global


O Transition Network está desenvolvendo uma nova plataforma na qual os Grupos de Transição farão upload das pontuações que obtiveram na verificação de saúde. Quando ela começar a ser usada, teremos uma visão mais geral de como o Movimento da Transição está progredindo. Os dados podem informar sobre o futuro desenvolvimento de recursos, treinamentos e muito mais.

Não é fácil manter uma imagem precisa do crescimento e da atividade do movimento internacional de Transição, o que geralmente significa que somos subestimados por tomadores de decisão, financiadores, pela mídia, entre outras partes. Com a nova plataforma, o Transition Network espera os grupos de Transição individuais forneçam comentários sobre onde estão e seu estado atual de modo mais fácil e prático. A ideia é tornar nosso movimento mais visível e explorar seu potencial juntos!
Como fazer parte desse experimento
É muito simples fazer a verificação de saúde. Você só precisa de um pouco de preparação para concluir o processo em março:

1. Faça o download da Verificação de saúde aqui: https://transitionnetwork.org/…/…/2019/01/CHECKUP-v.1.01.pdf (a versão em português está disponível com o nome “CHECKUP”).


2. Organize os membros do seu Grupo de Transição para se reunirem por 3 a 4 horas em março de 2019.


3. Defina que pelo menos um dos membros do grupo lerá o guia da Verificação de saúde antes da reunião para que ele possa liderar o processo.

É isso!

Você pode personalizar o evento e encontrar maneiras de torná-lo ainda mais substancial e divertido. Por exemplo, alguns grupos organizaram uma refeição compartilhada antes da reunião ou uma confraternização depois. Outros escolheram um local interessante ou se reuniram em um espaço onde se sentem conectados à natureza. Você pode ainda encontrar alguém de fora do grupo para atuar como facilitador.

Publicaremos mais informações aqui nos dias que antecederem o Mês Internacional de Verificação de Saúde da Transição. No dia 1º de março, iniciaremos o processo e forneceremos mais orientações sobre como você pode compartilhar os resultados do seu grupo.

Esperamos que você se junte a nós nesse experimento internacional empolgante. Se estiver no Facebook, demonstre seu interesse aqui no evento e veja quem mais está participando!

Exibições: 47

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2019   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço