Encontro Anual dos HUB's Internacionais e Conferência Internacional do Transition Network2015 | Relato de duas viajantes da Transição

 E a jornada começa.......

Terça e Quarta Feira |  dias 15 e 16 de Setembro

Issa:

Lá fomos nós: Lara querida Freitas, do grupo de transição EcoBairro de São Paulo e eu, Issa, membro do Grupo de transição Transition Granja Viana.

Rumo à 4 dias e meio de Transição.

 

 

Lara:

Antes de tudo...! Chamado, inspiração, decisão, preparação... uma longa jornada nutrida pela alegria e esperança da partilha possível.

 

A viagem...tinha paz e amor, cadeiras de balanços da vovó e arte no meio do caminho...

Captura de Tela 2015-10-29 às 13.12.16.png



Nosso destino : Newton Abbot | Seale-Haynes

Lara:

Um lugar lindo e muito especial…abrigou a todos em seus locais de hospedagem, locais de reunião, de conferência, alimentação, ...

Issa:

Seale-Haynes, Newton Abbot | Uma antiga escola de agricultura, que em 2010 se transformou em um centro inovador para pessoas com deficiência, uma vez que atingem a idade adulta. Acontece de um tudo por lá, artes, música, festivais e tudo o que uma comunidade criativa consegue produzir.

 

DSC05752.JPG

DSC05756.JPG

DSC05755.JPG

 

DSC05753.JPG


Issa:

Essa Conferência foi bem especial para mim.

Depois de 5 anos volto ao local da minha primeira Conferencia do Transition Towns. Me sinto fechando um ciclo. Uma etapa da minha atuação dentro da Transição.

Foram 5 anos de muito aprendizado, alegrias, troca, conexão e crescimento interno. Estou sonhando já com os próximos 5 anos. Porque a verdade é que não me canso de fazer a Transição. Não é mais uma etapa, é um sonho de futuro que constantemente se renova. E quando tem esses encontros então.... se renova mais ainda.

Daquela turma de 8 mulheres do Brasil que baixou na conferência de 2010 fazendo uma barulheira danada, trazendo tantas histórias de quem estava iniciando a Transição e da ingenuidade daquele momento, ficou a memória de uma conferência fantástica e cheia de muita energia e alegria.

Por isso tudo e muito mais, voltar a Seale-Haynes foi para mim, é reviver todos esses anos em que venho  me dedicando, com todo amor, a esse movimento que mudou literalmente minha vida. Para muito melhor, vale dizer.

Lara:

Esse foi o primeiro ano que participo na TN Conference e no HUB - foi muito bom estar com todos! Uma riqueza de compartilhamentos e trocas...

 

Quinta Feira dia 17 Setembro

Lara:

O encontro...Londres – um “love train”...LOVE TOTAL!

Captura de Tela 2015-10-29 às 13.15.09.png

Issa:

Fizemos nosso já famoso "Transition Walk".

Bem cedinho, nos encontramos naestação de St. Prancas para dali, partir para nossa "andança".

 

No meio do caminho, uma feira de orgânicos

 

Gostei da toalha de vaca



Issa:

Nos juntamos ao "Love Train" e partimos para mais uma aventura: participar do quarto encontro dos HUB's Internacionais de Transição e da Conferencia Internacional.

Gostaria de novamente agradecer à Carolina Menna e ao Gustavo, seu marido, um casal lindo, em transição e que me deu um apoio incrível com os tickets do "Love Train, se eles não teria sido possível! Carol e Gustavo estão vivendo em Londres e mandando ver na transição por lá!

Viajar junto é sempre muito mais divertido.

Anna, Francois, Arne, Tanja, Corinne, Juan, Lara, Justi, Melita, Gary, Josue, Issa, Adi, Stephen, Mauri, Ralph. 11 países viajando junto! Isso sim é diversidade.

Após a tensão de juntar tudo isso de Pessoas para viajar no mesmo trem e vagão, a viagem virou aquele espaço de troca e de comemoração por encontrar com os Hugsters: Hug+Hubsters (nos chamamos assim porque nos abraçamos o tempo todo e porque nos encontramos todos os anos para fazer o sonho e o desenho dos HUB's internacionais de transição). Em Pouco menos de 3 horas estávamos já em Newton Abbot, a cidade da Conferencia.

Josué Dusoulier | Transição Bélgica

Lara:

Chegada do incrível LOVE TRAIN... chegando em Seale Haynes, os primeiros encontros: crachá, refeição, local de hospedagem...e descanso da jornada.

 

Issa: 

Check in feito, pegamos nossos crachás lindamente feitos pela nossa amada Filipa Pimentel.

 

DSC05514.JPG

 

E fomos ao merecido descanso após o jantar de confraternização.

 

Dia 18/09 | Dia 1 do Encontro dos Hub's + Início da Conferencia

 

Lara:

Raiar de novas possibilidades, novos encontros e a formação do círculo de HUBSETERS-HUGSTER trazendo de seus países-cidades-iniciativas e construindo o relato de experiências lindas, vibrantes e coloridas com o coração.

Issa:

Esse dia é sempre intenso. Todos cheios de novidades e histórias para partilhar, novas pessoas para se conhecer, os Hubs se apresentando…… Um monte de informação para processar.

Do nosso último encontro (Copenhagen 2014 | 20 hubs) o número de Hubs aumentou bastante e esse ano passamos a  um numero de 25 países representados.

Bélgica, Brasil, Croácia  Dinamarca, Inglaterra, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Israel, Italia, Latvia, Mexico, Holanda, Portugal, Romênia, Espanha, Suécia, USA, Escócia, Argentina, Colombia, Chile, Austrália, Slovenia .

 

E qual não foi a nossa alegria por fortalecer a presença das Américas nesse encontro. Como vocês podem imaginar, o grupo logo se conversou e já temos até um grupo no Facebook para potencializar trocas e conversas: Transition South and Central America!

Vem coisa boa pela frente.

 

Raul da Transição México, Sebastian da Transição da Argentina e Andrea da Transição Colômbia e o mapa da Transição no Chile

 

Lindo de ver que a nossa Transição é de todos. Permacultores, Gaianos, Transição, Ecovillas...estamos todos juntos nessa construção.

 

Lara:

Compromisso de apresentar o Brasil – passado, presente e um flash futuro! Muita mão para dizer o que vibra no coração. Sensação muito gostosa de apreciar as diferentes iniciativas.


Issa:

Nossa agenda do dia

 

Foi um dia onde pudemos trocar informações sobre os avanços de cada rede nacional e conhecer um pouco mais os novos participantes do encontro.

Nesse mesmo dia, a conferência começou com o Skill Day (Dia Competências), com uma  variedade de ofertas de workshops que foi de: Treinamento Transition Launch, como se tornar seu próprio desenvolvedor, Colaboração Consciente, REconomy entre outros.

 

Lara:

A noite vai chegando e “A Nave” vai decolar!

A conferencia se inicia com um maravilhoso Coral (Glorious Chorus) da região todo em vermelho. Nos banhou com vozes masculinas e feminina – esplêndidas! Na expectativa do que virá, todos se ajeitam em suas poltronas para a super decolagem coletiva. Primeiros encontros nos convidaram a nos mover e ao final encontrar nossa Family Group.

Marcar a presença do HUB era uma meta nessa abertura e muitas ideias surgiram...



Issa:

Sophy Banks e Anna Maris foram as facilitadoras da abertura e nos levaram para nosso famoso exercício de mapeamento. Do mais antigo para o mais novo, do mais distante ao mais próximo geograficamente, pelo maior e pelo menor núcleo de transição e por último medimos o tempo, novos e já antigos no movimento, puderam falar sobre como estávamos nos sentindo nessa percepção que o exercício de mapeamento nos traz.



Fechamos o dia no Pub tomando cerveja, cantando e dançando, afinal, onde tem latinos, tem diversão. Xaba, um brasileiro gente boa que já estava na área para a Conferência, fez a alegria do pub com sua percussão



Dia 19/09 | Dia 2 da Conferência

Issa:

O dia foi cheio de sol!

Especialmente encomendado para a data, segundo Rob Hopkins.

O cardápio de Workshops e atividades era incrível e foi bem difícil escolher onde focar:

Lara:

Acordar e se preparar primeiro para colaborar na montagem da primeira vivencia do dia que incluiu continentes, países, regiões, cidades. Vamos lá! Participar também ao reencontrar nossa Family Group. Foco: CELEBRATE, LOOKING FOR, BRING... o que celebramos, procuramos, trazemos.

Issa:

Eu acabei Participando do workshop do Emilio, Jay e Juan: Transition in Post-Crash Economies

Muito interessante ouvir sobre a viagem que Jay e Emilio fizeram pela Espanha, coletando as ações, a nova economia e a nova política que está emergindo. Viajaram por 23 semanas pela região de Andalusia (25 projetos em 11 cidades). O debate foi intenso e muito rico. Ver que quando a situação aperta, a criatividade toma conta.

Eles ressaltaram o quanto a comunidade espanhola está se envolvendo em diversos movimentos, novos partidos políticos surgiram  e o quanto todo esse envolvimento já mostra mudanças na política do país, através da eleição da prefeita de Barcelona. Uma Ativista que lutou bravamente contra o despejo de idosos pelos bancos credores, no início da crise espanhola.

Pensei logo no nosso Brasil que hoje, está frente a frente com a sua própria crise politica, econômica, de valores e tudo o mais que estamos enfrentando por aqui.

Eles vão lançar um documentario sobre essa viagem. Vale aguardar para ver.

 

Juan, Jay e Emilio

Lara:

Tarde, hora dos Workshops! Tivemos um diversificado cardápio para decidir onde participar: vontade x necessidades...uma vez escolhido! Lá vamos nós...

Atividade com jovens ao ar livre – pude escutar a bela experiência/experimentação de Tooting (Londres/UK) com crianças e jovens. Também foi possível experimentar algumas ideias que podem gerar boas interações dos jovens/crianças na natureza.

System Games – sistemas complexos de vida, como trabalhamos em grupos? Entender que quando tentamos controlar, podemos restringir, destruir a inteligência e integridade.

 

Issa:

Eu fui chamada para contribuir no Global WebCast durante a tarde de sábado e só consegui dar uma espiadela no workshop  de Sociocracia do James Priest, assunto fascinante pelo qual ando bem apaixonada.  Bem, o que posso dizer é que foi fascinante participar. Pessoas do mundo todo conversando pela chat (eu era responsável por essa parte) e se conectando via skype, uma plateia de primeira qualidade, convidados vindo diretamente de seus workshops para dar uma palinha sobre os assuntos abordados, ou seja, pura troca ao vivo e à cores! No final, fomos todos tomados por uma energia indescritível de realização e de conexão. Uma experiência para se guardar.  

Filipa, Carolyne e Issa | Parte da equipe do Global webcast.

 

Para quem estiver com o inglês em dia ou afim de praticar, assista ao video da transmissão ao vivo. Muitas falas interessantes vindas da Austrália e da Austria. Essa última trouxe um assunto que estava na cabeça e no coração de todos: qual a resposta que a transição pode dar à crise dos refugiados? Não deixe de ler esse post sobre como um  grupo do Transition Bruxelles da bélgica se engajou nessa questão:

https://www.transitionnetwork.org/blogs/rob-hopkins/2015-10/what-mi...

Muito interessante também a história contada sobre a cidade que renasceu após abraçar vários refugiados na região da calabria..

Entre aqui e veja o video do Global Webcast

 

Link para a matéria sobre a cidade que acolheu os refugiados: http://www.bbc.com/news/world-europe-12138404

 

Lara:

Webcast – participar desta inovação em termos de interatividade para mim foi entrar num mundo novo, mas deu para sentir o enorme potencial para reduzir distâncias, conectar grupos, pessoas e temáticas.



 

Lara:

Na caída da noite – Sons latinos emergem após o jantar e um pouco da nossa cultura, na música e dança, pode ser apreciada por todos. Em meio a olhares curiosos e receptivos pudemos trazer essa expressão dos povos das Américas. Lógico, tambores estavam presentes...



Dia 20/09 | Dia 3 da Conferência

Lara:




Issa:

Dia de Open Space!! Uma metodologia sempre mágica onde os resultados são incríveis!

A abertura foi um acontecimento à parte, com direito a uma performance divertida dos comissários de bordo do Open Space.

Issa

Eu aderi à mesa do Transition Latin America.

Esse desenho tão necessário e precioso da Transição no nosso continente que já é muito rico de ações, grupos, ecoVillas, Pemaculturores e pessoas criativas e totalmente alinhadas com o mundo que todos nós queremos e estamos criando.

Muitas ideias boas surgiram e uma grande possibilidade de um encontro Latino para o próximo ano.

 

 

Issa:

Para minha alegria, uma das atividades da tarde, foi a celebração do equinócio de Outono.

Muito lindo! Chorei muito pedindo perdão ao Planeta

Lara:

Para encerrar...falas interessantes. A mais marcante foi: a América latina é uma bomba de amor...

O até breve da TN Conference.

Momento especial de presentear o Rob com um GUIA SEMENTES PARA UM BAIRRO SUSTENTAVEL E PACIFICO DO ECOBAIRRO, mais alguns sabores brasileiros...:)

 

pequeno respiro…



A volta ao HUB metting...



Dia 21/09 | Dia 2 do Encontro dos Hub's

Issa:

Agora foi a vez do Open Space dos Hub's. Depois da praticar no dia anterior, nos jogamos em mais uma rodada emocionante de conversar em grupo e desenhar nossas futuras ações e grupos de trabalho.

Lara:

Mensagens coletadas dos participantes sobre o HUB: o que é, importância, contribuições diversas…

 

Lara: Open space - Diálogos, ideias, processos, convergências = propostas!





Issa:

Após o almoço foi a vez de praticar sociocracia e tomada de decisão. Sociocracia é um assunto fascinante e o convite: Entre no link e se jogue nesse universo.

Série de Videos sobre o assunto com James Priest

 

Yoav da Transição de Israel na etapa de clarificação da proposta



Lara: No meio do caminho...mais uma oportunidade de exercício, revisão – Truth  Mandala...quem foi AMOU!!! Eu irei na próxima oportunidade…

Issa

No final da tarde, participei da Truth Mandala. Lara você devia ter ido! Trabalho maravilhoso da Joanna Macy que merece sua atencão:

http://www.joannamacy.net/theworkthatreconnects/guidebook.html

É um exercício que nos  proporciona, em grupo e com muito respeito, um espaço para reconhecer e honrar a nossa dor para com o mundo.

Foi lindo, intenso e sigiloso.

Fechando o dia: PARTY TIME!!! Festa multicultural, com músicas do mundo todo! Dançamos até acabar a energia!

 

 

Dia 22/09 | Dia 3 do Encontro dos Hub's

Issa:

Dia de fechamento, de despedidas e de celebração. Celebrando o fato de que todos os anos temos o privilegio de se encontrar e desenhar o mundo que sonhamos e que queremos.

Traduzido do Livro de Rob Hopkins: O poder de fazer coisas (O Poder de Fazer Coisas), a parte que fala sobre a visão de futuro do Rob e da qual compartilho!

"É um futuro onde no sentimos mais conectados aos lugares em que vivemos, onde as nossas comunidades são pontos de geração e distribuição de energia, onde nossa dieta alimentar é mais sazonal e local, e onde as nossas paisagens urbanas estão cheias de produção de alimentos em com uma variedade de formas. Eu espero viver para ver isso.

É um mundo em que  temos mais tempo para falar uns com os outros; onde estamos mais qualificados, adaptáveis e confiantes, É um lugar onde as nossas contas de energia são desprezíveis, e onde todas as novas construções são bonitas, cheias de artesanato e criatividade, e sem um financiamento que levará 30 anos para se pagar. É um mundo cujas economias locais são mais diversificadas, robustas e empreendedoras. Podemos não ser capazes de voar para Nova York para as liquidações, mas vamos conhecer nossos comerciantes e produtores  locais."

 

                  

OS HUGSTERS

Dia 22/09 - Parte da Tarde | Ida pra Totnes

Issa:

Partimos de Newton Abbot rumo à Totnes. Ir até tão pertinho e não ir conhecer à cidade onde tudo começou não vale! Lá fomos nós passear e respirar os ares da primeira cidade em Transição!

A Moeda Local

Escritório do TN

Muitas Hortas pela cidade

Foto clássica da Main Street

 

Escritório do Transition Network, Jardins comestíveis, Pubs, …. passeamos por tudo, entramos nas lojas que aceitam a moeda local de Totnes, conversamos com os negociantes locais, enfim, aproveitamos ao máximo o dia e fomos para o nosso B&B,especializado em Comida Local.

Dia 23/09 | Visita Schumacher College

 

Issa:

Que coisa bacana! Nosso café da manhã foi inteiro feito com alimentos locais. E estava uma delícia

Nicole, nossa anfitriã, nos deu um relato super bacana sobre o trabalho que o grupo de Transição de Totnes faz, mapeando os produtores da região e os comerciantes e fazendo essa ponte, para que cada vez mais o produto local tenha uma participação maior nas vendas dentro da cidade e arredores.

Inserir video Nicole

Se você está pensando em ir à Totnes, segue nossa dica de hospedagem:

http://www.birdsrest.com

Abastecidas fomos rumo ao Schumacher College para participar da aula do Rob Hopkins no curso Liderança para Transição  (http://www.escolaschumacherbrasil.com.br).

Só alegria encontrar essa turma de brasileiros, numa aula do Rob, onde ele ia nos contar sobre o livro que ele está lançando com as 21 melhores histórias da transição para a COP21. Podemos contribuir contando um pouco mais sobre a história do projeto de cisternas de baixo custo que está acontecendo no Transition da Granja Viana e no da Brasilândia.

Chamou muita atenção o slide da:

Cerveja mundial X Cerveja Local | sempre a mesma coisa X Diversidade | prosperidade de uns X prosperidade local de muitos e por ai vai. Podemos fazer frases como essas infinitamente

Fotos com o querido Rob, almoço maravilhoso no College.

Vistamos uma linda horta comunitária em Totnes, que eles chamam de Alotments

Passeamos mais um pouquinho pela cidade que tem uma linda escala humana e onde sentimos de perto os ares transformadores do movimento das cidades em transição.

 

Voltamos renovadas para mais aventuras por aqui, onde a transição mais do que formar grupos de transição, inspirar pessoas e comunidades a se lançarem na maravilhosa aventura da ação e desenho coletivo.

Alotment coletivo em Totnes




Outros relatos sobre a conferencia:

Transition USA: Relato de Carolyn | Transition US




Exibições: 328

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

PERMACULTURA PARA TODOS

Iniciado por Simón Paz 6 Jun, 2016. 0 Respostas

Bom dia a todos!Transcrevemos abaixo a proposta da campanha PERMCULTURA PARA TODOS, que lançamos na plataforma de financiamento colaborativo Kickante (…Continuar

Tags: povos, originários, Araguaia-Xingú, indígenas, crowdfunding

PROJETO S.O.M.O.S.

Iniciado por ROGÉRIO DOS SANTOS. Última resposta de ROGÉRIO DOS SANTOS 11 Abr, 2016. 2 Respostas

PROJETO S.O.M.O.S.Dados do ProponenteLocal e data: CACHOEIRINHA, RS – 05 DE ABRIL DE 2016.NomeROGÉRIO DOS SANTOSSetor de Atuação3º (TERCEIRO)Dados de Correspondência e ContatoEndereçoRUA FRANÇA, 115,…Continuar

© 2017   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço