Cocô em saquinhos nunca mais! De Erich Burger @recicleiros

http://recicleiros.blogspot.com/

Todos os dias, ao realizar a costumeira operação de limpeza do gramado, me via obrigado a jogar os dejetos dentro da lixeira preta, dos não recicláveis. Mas aqueles resíduos, que seriam facilmente decompostos na natureza por serem 100% orgânicos, viravam um problema quase que eterno no momento em que eram ensacados. Se tivéssemos sacos plásticos biodegradáveis acessíveis à população, isso talvez não fosse um problema tão grande.


Foi aí que veio a idéia de criar uma composteira exclusiva para a destinação do cocô dos cães. E que idéia maravilhosa!

Além de ter sido feita artesanalmente, ela é totalmente produzida com material reaproveitado. Vamos aos detalhes:

Materiais necessários:

- Dois pneus (preferencialmente com as mesmas medidas para encaixarem perfeitamente).
- Oito parafusos
- Um disco com o diâmetro do aro do pneu.

Como fazer:

1. Você precisará fixar os dois pneus, um sobre o outro, como está na foto acima.
Para isso use uma parafusadeira e oito parafusos (4,5 x 16 são ideais). Coloque um pneu sobre o outro e pelo lado de dentro, fixe o primeiro parafuso. Em seguida fixe o parafuso do lado oposto. Fixe agora os parafusos perpendiculares formando uma cruz. Os outros quatro parafusos você usará para fortalecer a fixação entre os quatro primeiros parafusos.

Para aumentar a capacidade interna da composteira, no segundo modelo que eu fiz, recortei metade do costado (parte onde está a marca do pneu e outras informações) deixando apenas uma borda para fixação de um pneu no outro.
Você só precisará recortar os dois costados do pneu de inferior, que vai ficar apoiado na terra. Do pneu superior, onde você apoiará a tampa, corte apenas o costado do lado de baixo. Isso deixará o espaço interno da composteira mais amplo.

2. Para apoiar a sua nova composteira no chão, recomendo cavar um pouquinho, cerca de 8 ou 10 centímetros. Use essa terra para assentar a composteira pelo lado de fora.

3. O disco que você recortou com o diâmetro do aro do pneu será usado como tampa para a composteira. Eu utilizei uma chapa ecológica, daquelas feitas como tubos de creme dental, que são resistentes ao sol e a chuva. Será legal fazer uma alça para facilitar a abertura, use uma mangueira ou a criatividade.

Sua composteira está pronta! Agora comece a usá-la.

Para usar é fácil, sem segredo.

Coloque os dejetos dentro da composteira e cubra-os com matéria seca. Algumas pessoas usam folhas secas do jardim. Eu comecei com as folhas, mas elas demoravam muito para se decompor e a capacidade da composteria começou a esgotar. Foi aí que eu decidi usar pó de serra, que eu pego na marcenaria (o que facilita a vida do Zé, marceneiro aqui do bairro). Um saco de serragem dura uma eternidade.

Se o volume de material for muito grande, você provavelmente vai precisar de uma segunda composteira que pode ser montada ao lado da primeira. Minhocas e milhares de microorganismos vão passar a trabalhar em sua composteira e os benefícios para a sua terra serão visíveis.

Prontinho, cada vez menos lixo e cada vez menos prejuízos para o planeta.

Aproveitem!

Erich Burger
@recicleiros

Exibições: 257

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço