Casas sustentáveis já! Matéria Silvia Rocha no Site da Granja, Imperdível!!

Recentemente, participei de um piquenique de confraternização na Ecovila Clareando, no município de Piracaia, que fica a uma hora e meia da Granja.

O convite partiu de Edson Hiroshi, idealizador e fundador da ecovila, e também do acampamento Franciscando, em Jarinu, onde crianças e jovens passam férias de inverno e de verão. Acredito que éramos cerca de 100 (acampantes e familiares) e, só de granjeiros, éramos quase 30!

Conhecendo uma ecovila

Hiroshi nos convidou para conhecer a Ecovila Clareando e suas casas sustentáveis. Foram formados vários grupos para a visitação. Conhecemos a casa ecológica do Hiroshi; o Sistema de Tratamento de Esgoto Lavoisier; uma composteira de lixo; a fabricação artesanal de adobe (um "tijolo" ecológico, à base de barro, areia e esterco); uma floresta de bambu, que fornece bambu para as casas da ecovila; o sistema de captação de água da chuva em todas as casas, dentre muitas outras soluções novas ou resgatadas, sempre com o mesmo intuito: preservar o planeta.

Vontade de pôr em prática os princípios da construção sustentável

O clima único e fraternal dos acampamentos Franciscando contagiou a todos. Hiroshi, com seu violão e carisma, uniu os participantes que cantaram abraçados, em uma grande roda. Saímos da ecovila pra lá de sensibilizados e inspirados. E o melhor de tudo é que muitas das idéias postas em prática na Clareando podem ser adotadas em qualquer lugar, a qualquer momento. E por que não aqui e agora?

Construindo com sustentabilidade na Granja

Conversei com a arquiteta e bióloga Martha Nader, granjeira há 26 anos. Ela é sócia da Ecohabitar, empresa de arquitetura e construção sustentável, fundada há 2 anos na Granja. Pedi a ela orientações e soluções sustentáveis - simples e possíveis - para pormos em prática ao construirmos ou reformarmos nossas casas.


Veja as dicas de Martha para os granjeiros, literalmente, porem as mãos à obra... sustentável!

O design inteligente

O design inteligente é a base para uma arquitetura sustentável. O bom projeto se integra à paisagem, aproveita o regime de ventos, a orientação solar e a diminuição do uso de recursos da natureza.

A dica de Martha: invista no projeto. “Cada real que você gastar nele, você vai economizar na obra, em resíduos, em materiais. Para mim, uma obra sem projeto é uma das coisas menos sustentáveis que existem.”

Materiais ecológicos

Fique atento à origem e ao ciclo de produção dos materiais, dando preferência àqueles com baixa manutenção e menos geradores de resíduos e impacto.

A dica de Martha: escolhas inteligentes “Escolha sempre os materiais que você vai usar pensando em sua economia e durabilidade. Pense no custo de operação. A casa tem que ser econômica ao longo de sua vida útil. E questione sempre! Por exemplo: 5 banheiros para quê?”

Economia de energia e de água

Procure aumentar a eficiência energética de sua casa. Existem no mercado tecnologias simples, comercializadas a preços acessíveis. Captar água da chuva e usar aparelhos e tecnologias que reduzem o consumo são algumas das ferramentas disponíveis no mercado para combater o desperdício de água, bem cada vez mais escasso e caro.

A dica de Martha: idéias para pôr em prática já! “Existem kits prontos à venda nas casas de materiais de construção: painéis solares (sua conta de luz vai ficar de 40 a 50% mais barata); kit para reuso de água de chuva, torneiras econômicas, descarga com duas vazões (economia para o bolso e para a água do Planeta!). Simplesmente, não dá para não utilizar estes avanços em uma obra.”

Preservar é preciso

É preciso termos consciência da necessidade de preservar recursos para as gerações futuras. Como a atividade imobiliária é a maior responsável pelo consumo de matéria-prima no planeta, é fundamental que as preocupações com o meio-ambiente estejam sempre presentes em projetos e obras.

A dica de Martha: preserve sempre. “Sempre vale a pena. Não fique esperando atitudes dos outros (principalmente do seu vizinho!). Experimente poupar as árvores do seu terreno. Você vai se orgulhar de ter preservado o seu – e o nosso - patrimônio!”


Alguns links para você saber mais sobre construção sustentável!

Ecohabitar Arquitetura e Construção
www.ecohabitararquitetura.com.br
Site da empresa Ecohabitar, da arquiteta e bióloga Martha Nader e seu sócio Gonçalo Soares. Dentro do site é possível acessar o blog com discussões interessantes sobre construções sustentáveis.

Ecovila Clareando
www.ecovilaclareando.com.br
Site sobre a Ecovila Clareando, em Piracaia, SP, idealizada e fundada pelo agrônomo Edson Hiroshi.

Gaiatos e Gaianos
www.planetasustentavel.abril.com.br/blog/gaiatos
O blog da jornalista Giuliana Capello divulga muitos textos, informações e relatos sobre construções sustentáveis e assuntos da área.


Instituto Visão Futuro
www.visaofuturo.org.br
Site sobre uma instituição que promove palestras e cursos sobre Bioeconomia e modelos auto-sustentáveis.


Ecocentro IPEC
www.ecocentro.org
Página dedicada à publicação de cursos sobre Permacultura e ecovilas do cerrado. Também temos aqui a divulgação de tecnologias e soluções na área de sustentabilidade.


Findhorn
www.findhorn.org
Página em inglês sobre ecovilas, centro de educação e sociedades espirituais. O site divulga também alguns modelos de sustentabilidade.


Agenda 21 na Wikipédia
pt.wikipedia.org/wiki/Agenda_21
Página de conteúdo na enciclopédia on-line que traz os principais pontos da Agenda 21, documento elaborado depois da Rio 92 (Eco 92).


IPEMA
www.ipemabrasil.org.br/ecovilas.htm
O site do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica divulga informações sobre a área, cursos e o trabalho de muitas outras ecovilas espalhadas pelo país.


Fotos: Ligia Vargas

Sílvia Rocha é jornalista e mestre em Comunicação Social pela ECA-USP. É poeta haikaísta*, pedagoga e tradutora e mora na Granja há 15 anos. É co-fundadora do Studio Vero, studio de design sustentável que fabrica presentes, mobiliário e displays na Granja Viana. Está prestes a publicar seu livro de poesias Caminho de haikais e, atualmente, trabalha no título O Caminho de São Francisco de Assis e outros caminhos.

* haikai: micropoema de 3 versos, de origem japonesa, inspirado na natureza.

e-mail: silvia@granjaviana.com.br

http://www.granjaviana.com.br/coluna.asp?col=853&coluna=853&...

Exibições: 78

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Comentário de Maria Martha Nader em 10 novembro 2009 às 11:17
Silvia, muito obrigada.

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço