Carta aberta aos candidatos à prefeitura de Nova Friburgo

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Carta aberta aos candidatos à prefeitura de Nova Friburgo

Nós, do GAM (Grupo Articulação dos Movimentos de Nova Friburgo), vimos através desta encaminhar aos candidatos ao cargo de prefeito(a) do município de Nova Friburgo, um abaixo-assinado com aproximadamente 3 mil e 500 assinaturas coletadas durante o Occupy Nova Fribugo (manifestação pública organizada por alguns movimentos e ONGs que integram o GAM), entre os dias 11 e 15 de novembro, na Praça Getúlio Vargas (Centro), com participação de 50 pessoas acampadas e uma média de aproximadamente 2 mil pessoas circulando diariamente pelo local da manifestação. Reivindicamos, neste abaixo-assinado, um compromisso político e ético dos candidatos em relação ao que propõe o texto a seguir:
“Nós, abaixo assinados, pleiteamos que o poder público realize as ações necessárias para que a cidade torne-se menos vulnerável aos desastres climáticos. Entendemos que todo momento de crise é, também, um momento de novas oportunidades e de possibilidade de correção de rumos. O que está em jogo não é apenas a construção de casas para os desabrigados, mas de repensar a cidade sob um novo enfoque, sem repetir os erros do passado, para que possamos criar uma sociedade economicamente mais justa e ambientalmente sustentável. Queremos democracia real, melhor qualidade de vida, uso inteligente dos recursos naturais, investimentos significativos em saúde, educação, transporte coletivo de qualidade, ciclovias e, principalmente, a construção de novos bairros em áreas seguras e em harmonia com a natureza".
Solicitamos que os candidatos também assumam um compromisso público de regulamentar e colocar em prática o Plano Diretor Participativo Municipal (devidamente atualizado em relação às mudanças provocadas pela catástrofe de janeiro de 2011) e as propostas da Agenda 21; além de dar andamento, juntamente com a sociedade civil, às ações da Estratégia Internacional para Redução de Desastres - EIRD/ONU - "Construindo Cidades Resilientes" (já assinada pelo prefeito Sérgio Xavier) e ao PESC (Plano de Emergência da Sociedade Civil); e de confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável de Nova Friburgo, assinando a "Carta Compromisso da Plataforma Cidades Sustentáveis".
Nesse momento decisivo de reconstrução pós-catástrofe e definição de um novo rumo econômico, político e socioambiental para Nova Friburgo, o município demanda vontade política firme em relação às reivindicações aqui apresentadas, com prioridade em investimentos sociais e infraestrutura nas áreas atingidas e, em especial, nos bairros periféricos.

Atenciosamente,

GAM - Grupo Articulação dos Movimentos - http://gam-nf.blogspot.com
Movimento Bicicletada Nova Friburgo - https://www.facebook.com/bicicletada.novafriburgo
Movimento Nacional de Afetados por Desastres Socioambientais (MONADES)
Núcleo de Defesa Civil Comunitária (NUDEC) de Duas Pedras - http://www.certbrasil.org/index.php/blog
Associação de Moradores do Bairro Córrego d'Antas - http://corregodantas.org/
Associação de Moradores do Bairro Duas Pedras
COMMAM (Conselho Municipal do Meio Ambiente) - http://www.epgea.com.br/?page_id=166
Instituto Socioambiental Brasileiro - www.iesbrasil.org.br
ONG Eccosocial da Região Serrana - http://eccosocialdaregiaoserrana.blogspot.com.br/
ONG DIÁLOGO - "Por Novas Relações Sociais"
Crisis Response Brasil - www.crisisresponse.org.br
Fundação Natureza - http://fundacaonatureza.org.br/
Projeto Amicão e Amicat - http://www.solidario.blog.br/?p=2444
Jornal Fórum Século XXI - http://www.forumseculo21.com.br/
Igreja Batista da Serra - http://www.ibserra.org.br/

Instituto Pindorama - http://www.pindorama.org.br/
Casa do Saber de São Pedro da Serra -
Nova Friburgo, 26 de setembro de 2012.
Acesse os arquivos com dados complementares no Google Drive - https://docs.google.com/open?id=0B0XoQVEfTmitZ2dIcFhVSzFNLW8

Exibições: 88

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar