Britânica se desafia a passar 40 dias sem plástico! E você? Consegue? Esse é um bom desafio!

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/02/130217_britanica_p...

Britânica se desafia a passar 40 dias sem plástico

Sacolas plásticas (Getty)

Britânica quer que pessoas 'pensem duas vezes a respeito de produtos descartáveis'

Uma britânica lançou um desafio a si mesma: decidiu passar uma Quaresma sem plástico.

A consultora em ambiente marinho Emily Smith, de 24 anos, promete que não vai usar nenhuma embalagem descartável plástica por 40 dias, para descobrir se ela é capaz de viver sem o material.

"Vou ter que fazer mudanças drásticas em meu estilo de vida, para evitar refeições pré-fabricadas, compras de última hora no supermercado e (embalagens de comida) para viagem", diz.

Por isso, antes de iniciar o desafio autoimposto, ela teve de comer tudo o que tinha em sua geladeira, "para limpá-la de itens plásticos".

Seu objetivo, afirma, é "mostrar o quanto dependemos" do material poluente e estimular as pessoas a "pensar duas vezes a respeito de produtos descartáveis".

"Eles servem para uma pessoa e vão direto para a lata de lixo", diz Emily, que é voluntária da Sociedade de Conservação Marinha. "O resultado é plástico flutuando em nossos mares. É um problema maior do que as pessoas pensam, (porque) não estamos apenas sujando, mas mudando a composição do ecossistema marítimo."

Produtos em barra

No experimento, ela vai abrir exceção a itens multiuso, como caixas plásticas para guardar objetos em casa, e a sua escova de dentes. Mas estão proibidos todos os itens que contenham plástico na embalagem ou no embrulho.

"Deixei de lado todos os meus xampus e cosméticos e comprei produtos naturais - xampu, condicionador, desodorante e pasta de dente - em barra", explica.

Para as demais compras, ela diz que está frequentando lojas independentes, feiras de frutas e vegetais e padarias em sua cidade, Bristol. "Até agora, está indo muito bem."

Seu leite é entregue pelo leiteiro local; suas sacolas plásticas foram substituídas por sacolas retornáveis. Mas a compra de alguns produtos tem sido um desafio.

"Papel higiênico tem sido difícil; tenho que comprar os rolos em embalagem de papel", conta.

Exibições: 32

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição



Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço