BRASIL: ADOTEMOS METAS VINCULANTES PARA COPENHAGEN! E OS MEIOS PARA REALIZA-LAS!

Amigxs,
Não deixem de ler até o fim! E assinar HOJE ainda!!!

O clamor do mundo científico do Brasil e internacional é que a Humanidade precisa REDUZIR AS EMISSÕES DE GASES-ESTUFA ENTRE 60-80% JÁ, e não daqui a 10 ou 20 anos! As autoridades precisam colocar os óculos do longo prazo e parar de pensar somente em reeleição! Degelo exponencialmente acelerado, mudanças na salinidade dos oceanos e no movimento das correntes marinhas e atmosféricas, extinção de espécies, alterações drásticas na fauna e flora dos oceanos, mudanças profundas no ritmo do ciclo da água, destruição de florestas equatoriais e tropicais, desertificação, escassez crescente de água potável, são apenas algumas das consequências do aquecimento global. E muitas delas se tornam causa de mais aquecimento, acelerando ainda mais o seu ritmo!

Em nome do direito à VIDA, precisamos salvar a vida no Planeta, e sem fontes de água doce e potável a vida se extingue. O AG também coloca em risco a água. Sensibilizar nosso sentido de urgência e tomar as medidas VINCULANTES que nos cabe, é o exemplo que deve dar o Brasil em Copenhagen!
Em relação à redução de 85% do desmatamento da Amazônia até 2020, é preciso apresentar OS MEIOS e não só a meta. Três fatores são indispensáveis:
1. Recursos financeiros. Para isso a Rede Jubileu Brasil insiste na urgência de um trabalho profundo da CPI da Dívida Pública, que venha em última instância apresentar as evidências de que é JUSTO e LEGÍTIMO reorientar os recursos fiscais da arrecadação para URGÊNCIAS como esta. O prazo para a conclusão dos trabalhos da CPI - dezembro de 2009, inviabiliza um trabalho sério e profundo. Criticamos vigorosamente este prazo e sugerimos que seja ampliado para mais seis a dez meses. Também insistimos que a CPI apresente com vigor a necessidade de uma AUDITORIA da dívida pública, a ser feita de forma aberta e transparente e com a participação de entidades competentes da Sociedade, como o Sindicato de Auditores Fiscais da Receita Federal e a OAB. Estamos certos de que a aplicação destes instrumentos legais e contábeis terá como corolário a reorientação de parcela importante da arrecadação fiscal para PRIORIDADES como a redução drástica e cabal do desmatamento da Floresta Amazônica, a intensificação de ampliação do Programa Um Milhão de Cisternas no Nordeste e noutras regiões afligidas por secas ou estiagens prolongadas, a saúde pública, a educação, o saneamento, a reforma agrária
2. Controle e fiscalização pelas Forças Armadas na Amazônia, para coagir os atores do desmatamento a cumprirem a determinação, com poder de sanção no caso de violação das metas. Sem uma mobilização militar de escala proporcional à gigantesca área de Floresta Amazônica não haverá condições de cumprir a meta proposta pelo Pres. Lula.
3. Vontade política. É preciso que os governos atuais e futuros da União e dos estados e municípios da Amazônia se emprenhem com firmeza em levar à prática as medidas políticas e policiais necessárias para que a meta seja cumprida!

Prof. Marcos Arruda
http://www.pacs.org.br/

Daqui a menos de um mês chefes de estado estarão decidindo o nosso futuro nas negociações climáticas de Copenhague. Nós dependemos do compromisso deles para reverter o aquecimento global, por isto estou participando desta campanha para pedir um compromisso maior do Presidente Lula.

Temos pouco tempo! A petição será entregue esta segunda-feira e precisamos de MUITAS assinaturas para conseguir impressionar o Lula e fazer ele assumir um compromisso maior com o clima.

Leva menos de 2 minutos - a sua assinatura pode ajudar a salvar o planeta! Assine no link abaixo, para mais informações leia o alerta da Avaaz abaixo.

http://www.avaaz.org/po/peticao_tictac_lula/98.php?CLICK_TF_TRACK

Obrigado!

___________________________________________________________________________________________________

Caros amigos brasileiros,

O tempo está acabando para as negociações finais da ONU em Copenhague para evitar uma catástrofe climática. O mundo precisa que o Brasil lidere com metas fortes de controle de emissões, mas o Presidente Lula está fortemente dividido num impasse entre ministros.

Nós só temos 9 dias até o Lula tomar uma decisão. Nós já vimos como milhares de mensagens de brasileiros pode influenciar as decisões do Lula – vamos pressioná-lo novamente para garantir que o Brasil seja um líder das mudanças climáticas.

A petição sera entregue ao Lula em pessoa esta segunda-feira dia 9 de novembro e nós precisamos de uma grande quantidade para balancear a pressão do lobby contra as metas! Assine a petição e divulgue para seus amigos:

http://www.avaaz.org/po/peticao_tictac_lula/98.php?CLICK_TF_TRACK

A Dilma Rousseff disse após a reunião com o Lula que o Brasil terá um “esforço voluntário” o que é um enorme retrocesso nos compromissos anteriores do Brasil e considerando a necessidade de metas concretas para Copenhague. Há interesses fortes contra as metas principalmente de alguns segmentos dos setores agropecuário, energético e industrial que atuam dentro do governo brasileiro. Porém, a falta de consenso mostra que o Lula ainda está dividido e a voz da opinião pública pode fazer a diferença.

Em todo encontro internacional de chefes de estado o Lula tem demonstrado liderança e a vontade de apoiar uma solução climática forte em Copenhague. Porém, ele ainda não colocou as suas palavras em prática. O Plano Nacional de Mudanças Climáticas com metas fortes é a oportunidade do Lula liderar como exemplo pressionando os países ricos a levarem Copenhague a sério.

Segunda-feira será a nossa oportunidade de dizer para o Lula que precisamos de um tratado forte, mas antes disso precisamos de um número massivo de assinaturas para não fazer feio e mostrar que a sociedade civil brasileira se preocupa com as mudanças climáticas e querem que ele tome as decisões certas. Apóie esta campanha, assine a petição no link:

http://www.avaaz.org/po/peticao_tictac_lula/98.php?CLICK_TF_TRACK


Leia mais sobre o assunto:

Queda de braço no governo sobre as metas do clima http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2009/11/04/queda-de-braco-no-go...

Governo adia definição de proposta brasileira para Conferência do Clima: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&lo...§ion=Geral&newsID=a2705464.xml

Reunião do governo sobre clima acaba sem anúncio de corte de CO2: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,reuniao-do-governo-sobre-c...

País deve abandonar meta ambiental http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/11/04/pais+deve+abando...

Exibições: 19

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço