Atenção Rede Brasileira das Cidades em Transição! Vamos nos se engajar nessa ação global, porque plantar é preciso além de divertido!

Plantio Global
O Plantio Global é uma ação colaborativa e comunitária que congrega diversos grupos que já realizam plantios em suas localidades, buscando ainda incentivar a criação de novos grupos, para que de maneira integrada realizemos plantios em uma determinada data, para por meio desta ação ampliemos a conscientização e práticas de ambientais, assim como viabilizemos a troca de experiências e conhecimento e ainda possamos auxiliar a construção de políticas públicas para o setor.

O próximo Plantio Global ocorrerá no dia 19 de Março de 2017 e esperamos contar com diversas cidades ao redor do mundo, incluindo novos parceiros e voluntários. No Link seguinte indicamos os municípios que já iniciaram a mobilização  |  goo.gl/U9EVrG
Destacamos a importância de cada um dos grupos, em cada um dos municípios, nos planos, projetos e programas urbanísticos locais, para que possamos nos integrar a eles ou mesmo incentivá-los a adequação, assim como garantir a manutenção das mudas plantadas até o momento que as mesmas possam se desenvolver por si só. Assim como a responsabilidade pela mobilização, divulgação e realização de cada um dos plantios, cabendo ao Plantio Global apenas a união para a realização conjunta, fazendo fluir a informação entre os grupos.
Existem grupos mais focados em arborização urbana (áreas verdes como parques, bosques, praças, jardinetes e vias públicas), outros em recomposição de APP, reflorestamento e recuperação de matas nativas, com cercamento de área, coroamento, etc. Cada um dos municípios deve priorizar as suas demandas, mas o ideal seria conseguir desenvolver ações nas distintas áreas, pela importância de cada uma delas.
Abaixo sugerimos algumas diretrizes para o plantio e esperamos contar com as sugestões de inclusão e correção necessárias.
.
Diretrizes do Plantio:
1 - Planejar os procedimentos do plantio com a devida antecedência, como limpeza das áreas, corte nas calçadas e remoção do entulho, abertura dos berços, disponibilizar as estacas e as fitas para tutorar as mudas, hidrogel, adubo orgânico, cobertura vegetal, etc.
2 - Obter mudas de espécies nativas do bioma local em quantidade adequada e realizar o plantio de acordo com as normas técnicas de cada localidade. No caso de solicitação de mudas a prefeitura, polícia ambiental, órgãos públicos, etc, encaminhar ofício de solicitação das mudas com a devida antecedência, precedida de contato se possível. (Sugerimos mudas com pelo menos 1,5 m)
3 - Garantir a freqüência da rega e o acompanhamento pelo tempo necessário, com condução e poda se necessário.
4 - Manter uma comunicação integrada com todos os envolvidos, cabendo a cada um dos grupos realizar a divulgação de seus eventos e ainda registrar e publicizar as ações realizadas.
.
Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp:https://chat.whatsapp.com/6Jz3RKWcZlo9Cej6ytycnr
Mapa dos municípios confirmados até 31 de dezembro de 2016 -goo.gl/U9EVrG
Araujos - MG
Campinas - SP
Cardoso - SP
Cotia - SP
Cuiabá - MT
Embu das Artes - SP
Itajobi - SP
Jundiaí - SP
Manaus - AM
Mirassol - SP
Morungaba - SP
Nova Mutum - MT
Piracicaba - SP
São Bernardo do Campo - SP
São João da Boa Vista - SP
São José do Rio Preto - SP
São Paulo - SP
Taboão da Serra - SP
Tangará da Serra - MT
Uchoa - SP
Votuporanga - SP
Orlando - Florida - USA
Sydney - Nova Gales do Sul - Austrália

Exibições: 138

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

PERMACULTURA PARA TODOS

Iniciado por Simón Paz 6 Jun, 2016. 0 Respostas

Bom dia a todos!Transcrevemos abaixo a proposta da campanha PERMCULTURA PARA TODOS, que lançamos na plataforma de financiamento colaborativo Kickante (…Continuar

Tags: povos, originários, Araguaia-Xingú, indígenas, crowdfunding

PROJETO S.O.M.O.S.

Iniciado por ROGÉRIO DOS SANTOS. Última resposta de ROGÉRIO DOS SANTOS 11 Abr, 2016. 2 Respostas

PROJETO S.O.M.O.S.Dados do ProponenteLocal e data: CACHOEIRINHA, RS – 05 DE ABRIL DE 2016.NomeROGÉRIO DOS SANTOSSetor de Atuação3º (TERCEIRO)Dados de Correspondência e ContatoEndereçoRUA FRANÇA, 115,…Continuar

© 2017   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço