A primeira reunião geral do TGV relata ações de sucesso TGV apresenta ações de sucesso Transition Granja Viana apresenta novidades Por Sílvia Rocha

A primeira reunião geral do TGV relata ações de sucesso

TGV apresenta ações de sucesso

Transition Granja Viana apresenta novidades

Por Sílvia Rocha

Esperança. União. Alegria. Estas foram algumas das palavras de encerramento da primeira reunião geral do TGV – Transition Granja Viana – movimento ligado ao internacional Transition Towns ( TT-Cidades em Transição para a Sustentabilidade), no dia 13 de maio, no Colégio Anglo Granja Viana.

O clima da reunião foi de entusiasmo, e motivos não faltaram. Os participantes do TGV tinham muitas ações a compartilhar, havia muitas pessoas novas no encontro, incluindo profissionais de outros veículos de comunicação e de outros movimentos granjeiros. Também estavam recebendo uma pessoa ilustre: a norte-americana Vicki Robin, executiva de treinamento do TT dos Estados Unidos e autora do best-sellermundial, “Money or life” que, no Brasil, foi lançado com o título “Dinheiro e vida”, pela Editora Cultrix.

Vicki relatou, num misto de português e espanhol, a experiência do Transition Towns na ilha onde mora, no leste dos Estados Unidos, perto de Seattle, onde sua comunidade vem implantando o movimento com muito sucesso. Contou o quanto estavam colhendo frutos saborosos, literalmente, deste trabalho. “Hoje, orgulha-se Vicki, os moradores da ilha podem ficar um bom tempo se alimentando apenas de suas plantações locais, sem precisar de alimentos de fora.” Ou seja, os moradores da ilha estão pondo em prática dois dos princípios que norteiam a filosofia do TT: a sustentabilidade e a resiliência.

Isabela Menezes, a “madrinha” do TGV, fez uma apresentação sobre o movimento, que nasceu na pequena cidade de Totnes, na Inglaterra, e hoje está se espalhando pelo mundo todo. Também apresentou as ações de sucesso que foram realizadas pelo TGV neste ano. Além de Isabela, também participaram outros grandes entusiasmados pelo TGV, desde o início: Thereza Franco, Dani Terracini, Cláudio Leuzzi e Sílvia Rocha.

O evento global “Hora do Planeta”, criado pelo WWF, teve sua versão local na Granja Viana. Além da proposta de todos apagarem as luzes no dia 27 de março, das 20 às 21 horas, como forma de alerta aos líderes mundiais sobre a atual condução dos problemas ambientais planetários, foram mobilizados 27 restaurantes da Granja que serviram jantares à luz de vela e contribuíram com R$ 5,00 por cada pessoa que participou do evento. Depois, houve uma cerimônia onde líderes do TGV doaram os R$ 3.700 arrecadados para contribuir com o projeto de revitalização da Praça Santa Adélia, no centrinho da Granja, recém adotada pelo Jornal D’aqui.

Isabela também se empolgou enormemente ao contar o sucesso da Feira de Trocas Solidárias – a AUescambAU – que acontece todo último domingo do mês, no Teatro da ASSA. A feira era um sonho de Isabela e ela, com a ajuda do grupo, conseguiu pôr em prática a idéia de mudar hábitos de consumo, de fazer as pessoas levarem roupas, livros e objetos que não têm mais utilidade para trocar, na feira, por coisas realmente úteis para elas. Uma verdadeira revolução e resgate de valores relativos às verdadeiras necessidades que temos.

Sílvia Rocha explicou uma outra ação de grande sucesso do movimento: o projeto Voto Onde Moro. O objetivo principal era que granjeiros que residem em Carapicuíba pudessem ter uma seção de votação na Granja Viana. Pessoas ligadas ao governo, juízes eleitorais, além de toda a imprensa local, unida, se mobilizaram e a seção 403 foi criada, no Colégio Anglo Granja Viana. Houve uma maciça campanha integrada, em apenas duas semanas, que incluiu colocação de faixas informativas, distribuição de 2500 folhetos, tanto no comércio local, como distribuídos no corpo-a-corpo, além de matérias e notas em todos os veículos da imprensa da Granja. O resultado foi animador: mais de 130 granjeiros transferiram seus títulos para a nova seção, o triplo do número exigido para se criar uma nova seção. Sílvia ressaltou que Voto Onde Moro mobilizou outros granjeiros que residem em outros municípios, como Cotia e Embu que, no calor da campanha, também transferiram seus títulos. E avisou que Voto Onde Moro vai continuar atuando, tanto para divulgar que a partir de agora, é necessário votar com o título e um documento com foto, como para continuar convidando os granjeiros a tirar ou transferir seus títulos para os municípios onde moram.

Dani Terracini, a criadora de todos os logotipos do TGV, explicou os princípios que nortearam a criação do logo do TGV e o quanto ele espelha o espírito do movimento e, também, cada ação, cada grupo que se forma, cada desdobramento dele.

Sílvia Rocha também apresentou ao grupo a proposta do movimento GOL: Gostamos de Orgânicos Locais! A idéia é simples e já está sendo posta em prática por um pequeno grupo de 7 famílias: comprar orgânicos diretamente do produtor local. Marco, do Colégio Anglo, logo se animou em integrar os produtores locais ao projeto de horta orgânica dos alunos e, também, pensou em levá-los para uma visita aos produtores da região. Há também um projeto sendo desenhado para a criação de uma Feira de Orgânicos na Granja. Wlad Farias, de Caucaia, logo se entusiasmou em levar a feira também para a sua região.

Frank Siciliano, um dos responsáveis por trazer o Cidades em Transição para o Brasil, se intitula um “granjeiro de coração”: Sensibilizou o grupo com sua capacidade de síntese: “Somos um grupo planetário com ação local.” Continuou: “Precisamos nos antecipar à crise do modelo econômico, que já é uma realidade.” E, após apresentar a proposta de treinamento para o TT, que deve acontecer em agosto, finalizou: “Convido a todos para fazerem parte de uma experiência que tem grande chance de dar certo.”

E, você, quer participar do movimento? Conheça mais e participe das próximas reuniões!

TGV - Transition Granja Viana: Movimento que vem transformar a comunidade da Granja Viana em um ambiente mais sustentável e resiliente, ou seja, menos dependente de fatores externos. (http://transitionbrasil.ning.com/).

Informações: issamenezes@globo.com ou thereza@granjaviana.com.br

Sílvia Rocha

jornalista - escritora

sustentabilidade - cultura - poesia - haikai

coluna granja sustentável: http://www.granjaviana.com.br/coluna.asp?cn=33&scn=508

silvia@studiovero.com.br - silvia@granjaviana.com.br

11 8600-0009

Exibições: 12

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Comentário de Isabela Maria Gomez de Menezes em 15 maio 2010 às 20:02
Oi Paulo,
Fico feliz que vc esteja ai na minha terra natal, vibrando por nós.
Nosso grupo é lindo e muito amoroso.
:)
Pelas suas palavras vc já está em transição tb.
E o Rio precisa muito.

Abs da Granja
Issa
Comentário de Paulo Raimundo Pereira Santos em 15 maio 2010 às 19:01
Estou encantado com a existência de pessoas como vocês, reunidas em grupo de excelência, que não teoriza, mas faz acontecer a possibilidade de um mundo melhor e sustentável.
Imagino que entrar para um grupo assim, é como deixar de fumar.
Mas eu nunca fumei!
Devagar eu chego lá.

Estou de olho em vocês!

Paulo Pereira

Rio de Janeiro

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço