"A Granja é o berço da construção sustentável" Matéria da Silvia Rocha para o Site da Granja

http://http://www.granjaviana.com.br/coluna.asp?cn=33&scn=508


Entrevista com Newton Figueiredo, do Grupo Sustentax, por Sílvia Rocha

Tive uma interessante conversa com o engenheiro Newton Figueiredo, presidente do Grupo Sustentax, que vem dando consultoria na área da sustentabilidade e processos de certificação desde 2006. Newton, de forma pragmática, mostra que a sustentabilidade pode se mostrar um excelente negócio para quem investe nela e, naturalmente, para o Planeta.


Quer dizer que tudo começou na Granja Viana?

Sim! A Granja Viana é o berço da construção sustentável certificada da América do Sul! E o empreendimento pioneiro foi a Agência Banco Real Granja Viana. Ela foi a primeira construção sustentável da América do Sul certificada com critério internacional, o certificado “Green Building”, obtido em 2007. E nós participamos deste processo.


E qual é a importância ou necessidade de uma certificação em sustentabilidade hoje, no Brasil?

Acontece que todo mundo se diz verde ou sustentável e o consumidor não conhece os critérios que tornam um produto ou empreendimento realmente verde ou sustentável. Então, os selos de certificação contribuem para esse reconhecimento e garantia: produtos sustentáveis são aqueles que incorporam aspectos de responsabilidade social, ambiental e de saúde das pessoas. Além disso, devem possuir custo-benefício similar ao dos materiais de mesma aplicação, devem apresentar qualidade e durabilidade comprovada e trazer informações sobre o descarte e seu uso correto.


E os brasileiros estão dispostos a pagar a mais por produtos sustentáveis?

Pesquisas recentes indicam que até 28% dos brasileiros estão dispostos a pagar até 30% a mais por produtos sustentáveis. E 48% da população está disposta a gastar até 10% a mais por isso.


E como fica a sustentabilidade na área da construção?

Uma das formas de começar a se diferenciar no mercado imobiliário é mostrar ao potencial comprador que você é diferente do outro. Afinal, ao optar por um empreendimento que privilegie aspectos da sustentabilidade, você vai colher os frutos da escolha. Por exemplo: você vai pagar menos condomínio, vai fazer muitas outras economias e ter diversos benefícios, porque seu empreendimento vai lhe proporcionar: espaço sustentável, racionalização do uso da água, eficiência energética, qualidade ambiental interna e sustentabilidade dos materiais. Sua casa terá um sistema de iluminação eficiente, então você só terá que acender as luzes à noite; o mesmo vale para a circulação do ar, evitando a necessidade de uso de ar condicionado; o projeto também trará benefícios à saúde de todos os moradores, pois serão utilizadas tintas de baixa toxidade, dentre outros materiais, produtos e soluções sustentáveis.


Investir em sustentabilidade é um bom negócio?

A sustentabilidade é um bom negócio para todos: bom para quem faz e bom para quem compra, pois todos se beneficiam. Na hora de comprar uma moradia, o consumidor privilegia o custo-benefício: “para o meu bolso é bom? Vou aplicar bem minha poupança?”, são os questionamentos do futuro comprador. Portanto, hoje, o bolso vem em primeiro lugar e o benefício para o ambiente é uma conseqüência. Além do mais, ao optar por morar em uma residência sustentável – com maior qualidade de vida, ambientes mais saudáveis e a conseqüente economia no bolso – esse imóvel vai valorizar mais do que os convencionais.


E no caso de um pequeno construtor, qual é o caminho que você recomenda?

O importante é contratar um arquiteto que conheça arquitetura bioecológica, fazer uma casa onde você só vai precisar ligar acender a luz à noite, captar e aproveitar a água da chuva... Eu recomendo contratar um profissional da ANAB BRASIL – Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica, pois eles têm muita experiência em projetos e cursos realmente sustentáveis.


E os grandes construtores, incorporadores e o nosso governo?

Nós ajudamos tanto o poder público quanto empresas na área de empreendimentos imobiliários a desenvolver novos bairros, para que eles sigam padrões de sustentabilidade. Em alguns casos, esses empreendimentos chegam a ser certificados internacionalmente. Esse é o caminho. E tudo começou na Granja Viana...


Para saber mais:

Grupo SustentaX - www.GrupoSustentaX.com.br
Tel.: 11 3062-5031 - 8281-1562

ANAB BRASIL - Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica – www.anabbrasil.org – contato@anabbrasil.org – Tel.: 11 2729-4083 - 2729-4011
A ANAB está há 4 anos no Brasil e representa a ANAB italiana, fundada há 20 anos. Fundou a UNIANAB – Universidade da Arquitetura Sustentável, que oferece certificação profissional na área. A ANAB também oferece diversos cursos tanto para arquitetos, engenheiros, designers e decoradores, como para profissionais de outras áreas.



Sílvia Rocha é jornalista e mestre em Comunicação Social pela ECA-USP. É poeta haikaísta*, pedagoga e tradutora e mora na Granja há 15 anos. É co-fundadora do Studio Vero, studio de design sustentável que fabrica presentes, mobiliário e displays na Granja Viana. Está prestes a publicar seu livro de poesias Caminho de haikais e, atualmente, trabalha no título O Caminho de São Francisco de Assis e outros caminhos.

* haikai: micropoema de 3 versos, de origem japonesa, inspirado na natureza.

e-mail: silvia@granjaviana.com.br

Exibições: 27

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

DIREITO ECONÔMICO - ARTIGO

Iniciado por vanessa campana 15 Mar, 2019. 0 Respostas

Boa tarde!Estou realizando meu TCC com base na análise econômica da proposta do TTT. Estou com muita dificuldade em encontrar material em português sobre o assunto e muitas revistas científicas de…Continuar

ONG AMBIENTAL - Projeto de Formalização e Estruturação de uma ong Ambiental, Projeto SEE-MEAR

Iniciado por Maria Valentina Sena e Silva. Última resposta de Cledir Mendes Soares 13 Ago, 2018. 2 Respostas

Há boas possibilidades em São Vicente, para implantação de nossos projetos autosustentáveis. Alguém que gostaria de colaborar para que isso venha a ser uma realidade?! Estamos com colaboração em São…Continuar

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul, 2017. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun, 2017. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

© 2020   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço