A AUescambAU – Feira de Trocas Solidárias da Granja Viana foi um sucesso total!


O domingo de Páscoa chuvoso não impediu que a AUescambAU fosse um sucesso!

As pessoas chegavam animadas, trazendo seus produtos a serem trocados. Logo recebiam sua identificação e arrumavam tudo o que tinham trazido para expor em suas cangas ou em cantinhos com cabides e estantes para livros.

Tinha de tudo! Desde um par de patins, da jovem Lila, até muitas peças de roupas, sapatos, bolsas, colares e inúmeros livros de vários participantes. A Isabela, por exemplo, trouxe uma verdadeira biblioteca ambulante! Sem falar nos charmosos colares feitos pela sogra. Dani Terracini e Thereza Franco primaram pelas roupas elegantes e charmosas que levaram. Também como sempre!

O mais importante de tudo foi o clima amistoso e divertido. Há duas maneiras de se praticar as trocas: via troca direta: a mais praticada, simples e divertida ou via indireta utilizando “granjeiros”, a moeda local (1 granjeiro = 1 real). Como adquirir granjeiros: O participante ao chegar a feira deve se dirigir ao banco solidário para trocar um dos seus produtos por granjeiros.

Eu, por exemplo, troquei uma blusa novinha que não me caía bem por dois lindos bloquinhos feitos de papel rascunho, com capas artesanais muito graciosas. Fizemos a troca diretamente: Leny e eu. Nós duas ficamos muito felizes e não nos ativemos ao quanto valia cada item, e sim ao quanto aqueles bloquinhos vão ser úteis para mim e a blusa que estava parada no meu armário há um bom tempo finalmente será usada. É este o espírito genuíno da AUescambAU!

A Mara Nogueira, que participou com sua filha Victória, inaugurou o espaço de trocas de saberes! Mara é arquiteta e afixou seu cartão no mural da AUescambAU. A feira de trocas solidárias é para trocas de produtos, serviços e saberes!

É importante lembrar que as peças para trocas devem ser novas, semi-novas ou usadas, mas em bom estado.

Voltamos a lembrar que o ingresso para participar da Feira AUescambAU é um litro de óleo de milho (para a ASSA). Na feira deste domingo de Páscoa, a maioria dos participantes se lembrou de trazer seu ingresso.

E, mais uma vez, todos saíram muito satisfeitos com as trocas: produtos, serviços, saberes, amizades, sorrisos... tudo muito simples, fácil, prático e, o mais importante de tudo: estamos plantando uma semente visando uma economia local diferente e mais sustentável e resiliente, ou seja, sem depender tanto dos recursos externos.

A próxima AUescambAU já tem data marcada! Domingo, dia 25 de abril. De agora em diante, todas as feiras acontecerão no último domingo do mês, sempre das 9h30 às 12h30.

Por Sílvia Rocha

Serviço:
AUescambAU - TGV
Feira de Trocas da Granja Viana
Domingo, dia 25/04
das 9:30 as 12:30hs
Teatro do ASSA - Rua Sto. Antônio, 406
Km 24 da Raposo Tavares

Importante:
Traga suas trocas - só itens novos ou semi-novos (pouco uso).
Não esqueça de levar uma toalha ou canga...
e uma lata de óleo de milho, para ser doada ao ASSA.

Exibições: 61

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

PERMACULTURA PARA TODOS

Iniciado por Simón Paz 6 Jun, 2016. 0 Respostas

Bom dia a todos!Transcrevemos abaixo a proposta da campanha PERMCULTURA PARA TODOS, que lançamos na plataforma de financiamento colaborativo Kickante (…Continuar

Tags: povos, originários, Araguaia-Xingú, indígenas, crowdfunding

PROJETO S.O.M.O.S.

Iniciado por ROGÉRIO DOS SANTOS. Última resposta de ROGÉRIO DOS SANTOS 11 Abr, 2016. 2 Respostas

PROJETO S.O.M.O.S.Dados do ProponenteLocal e data: CACHOEIRINHA, RS – 05 DE ABRIL DE 2016.NomeROGÉRIO DOS SANTOSSetor de Atuação3º (TERCEIRO)Dados de Correspondência e ContatoEndereçoRUA FRANÇA, 115,…Continuar

Perguntas para a imprensa

Iniciado por Edouard de La Rochefordière. Última resposta de Maria Valentina Sena e Silva 11 Abr, 2016. 3 Respostas

Olá,Eu trabalho como jornalista para "Altermondes", uma revista francesa especializada em direitos humanos, meio ambiente e questões internacionais de desenvolvimento. Você estaria interessado em…Continuar

© 2017   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço