Projeto REconomia

O Projeto Reeconomia Brasil, é parte do REconomy Project do Movimento Transition Towns, Cidades em Transição.

Tem como objetivo apoiar comunidades e suas iniciativas de Transição na construção de uma resiliência econômica. O foco do projeto, é  buscar soluções e alternativas para estimular a economia local – transformando o modelo  “business as usual” em um modelo sustentável fundamentado no ganha-ganha. Criando um sistema colaborativo eficiente como forma de superar os desafios contemporâneos. 

 

Com o que a Reeconomia se parece na prática?

 

De acordo com o projeto Inglês, as iniciativas de transição já estão trabalhando como atividades de reeconomia mesmo que não se denominem assim. A criação de novos negócios, especialmente empresas de energias limpas, e empreendimentos agrícolas que produzem e comercializam alimentos localmente são alguns exemplos. Esses empreendedores contam a história de fazer negócios de forma mais sustentável e justa,  além de financeiramente viável. A criação de moedas locais, de campanhas de compras comunitárias e mercados de trocas são outras iniciativas

Transformar por completo sua economia local requer mãos colaborativas. É necessário, viabilizar espaços de trabalho, dar suporte e incubar negócios para empreendedores, além de fomentar a mudança de modelos existentes, assegurando o entendimento da necessidade de novas habilidades, bem como, de novas formas de investimento.

Algumas inciativas de transição já estão experimentando projetos de lideranças que trabalham em parceria  para transformar as infraestruturas econômicas locais.

Podemos então identificar três categorias de atividades dentro dos grupos de REEconomia em nível local:

 

1)      Negócios Inspiradores: 

Novos projetos de negócios e comunidades orientados para a resiliência local.

 

2)      Capacitadores Econômicos:

Projetos que dão suporte ou infra-estrutura para novos negócios ou negócios existentes criando maior resiliência, e buscando um modelo sustentável.

3)      Projeto de Lideranças :

Parcerias estratégicas para planejamento e  apoio à coordenação de atividades.

 

É desejável que cada categoria desenvolva negócios financeiramente sustentáveis. Por exemplo, uma fomentadora de esquemas para moedas locais pode ser uma entidade financeira de negócios local. E um projeto de liderança  deveria também ter o objetivo de financiar-se.

 

Como Podemos ajudar a sua iniciativa?

 

Nós provemos uma série de recursos, treinamentos online, webinars e eventos de suporte no Brasil. É fundamental que você compartilhe suas histórias para inspirar outros empreendedores a criarem  negócios resilientes voltados para o fortalecimento das comunidades.

Para saber sobre a REconomia no mundo entre no link do Projeto Internacional:

http://www.reconomy.org

 

 

Comentar

Você precisa ser um membro de Transition Towns Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Transition Towns Brasil

Comentário de Noelio Brasil Machado em 19 agosto 2015 às 20:31

Como acessar os treinamentos online do Projeto Reeconomia??

© 2017   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço