Sabiaguaba em Transição

Informação

Sabiaguaba em Transição

Grupo de articuladorres formados no Treinamento Oficial nosa dia 14 e 15 de maio e que têm o objetivo de constribuir para a transição na região das Unidades de Conservação na Sabiaguaba.

Local: Fortaleza - Ceará
Membros: 11
Última atividade: 11 Jan, 2013

Os passos que demos até agora.

Movimento Transition Towns – A transição continua…

 

No sabado do dia 02 de julho, aconteceu o 3 encontro do grupo iniciador do movimento Transition Towns (Cidades em Transiçao) em Fortaleza. A reunião aconteceu na praia da Abreulândia, que fica próxima ao bairro da Sabiaguaba. Após o curso realizado em maio desse ano, um grupo grande de interessados em fazer acontecer o movimento vem se reunindo para realizar vivências junto às comunidades e discutir os próximos passos rumo à transiçao. A primeira reunião aconteceu em 04 de junho de 2011, às vésperas do Dia Nacional do Meio Ambiente,  aliando-se a programação proposta pelo Grupo de Consumidores Responsáveis do Benfica. Após uma conversa fluida e produtiva na casa do Zé Albano, seguiram-se atividades envolvendo o plantio de nativas de manguezal – com direito até a banho com argila terapêutica -, construção de canteiros  na comunidade, fechando com o “Cine Duna”, com a mostra do filme “O Homem que Plantava Árvores”, exibido nas dunas da Sabiaguaba, no cair da tarde. Segundo João Lucas Castanha, “o melhor cinema da cidade”. E assim se deu o pontapé inicial da transição.

 

O segundo encontro realizou-se na tarde do dia 11/06, na Gereberaba, mais precisamente no terreiro da Dona Maria e Seu Valdemar, onde foi feito um belo trabalho com a comunidade, com oficinas  de transformação de lixo em arte, e com o plantio e tratamento de mudas. Assim, crianças viram garrafas pet virarem lindas borboletas, peixes, carrinhos, tartarugas, jarrinhos e lâmpadas, “que ascendiam nossas idéias de como muito pode ser feito sem precisar ir pro lixo”, como bem disse Marisol Albano, do Instituto de Permacultura do Ceará – IPC, e companheira de transiçao.   E completou: “ a tarde foi caindo deixando a paisagem ainda mais linda, e os corações cada vez mais felizes e sincronizados batendo juntos de alegria por sentir tanta sintonia de luz, de cura, de amor e amizade, anunciando essa linda rede que se forma, de pessoas fortes - guerreiros na luta pela transformação desse pedacinho especial da cidade.”

 

 

 

Na Abreulândia, o encontro foi na sede da Associaçao Nautica Desportiva da Abreulandia – ANDA, onde houve um debate sobre o surf e o meio ambiente, sendo destacado a potencialidade que aquela região tem para as práticas do surf, kite surf e stand up paddle. O adepto dos esportes e membro  Flávio , contou a interessante história do Stand Up, e mostrou videos e imagens da prática do esporte no local, descortinando lugares paradisíacos nas nossas redondezas, completamente desconhecidos pela grande maioria dos fortalezenses.

 

 

Após o debate houve uma oficina de produçao de sabão ecológico, ministrada pelo companheiro JB ABREU, membro da ANDA.O sabão é feito com o óleo de cozinha depois de usado, que atualmente é despejado no esgoto, que por sua vez desemboca no mar, gerando impacto ambiental de considerável relevancia naquele verdadeiro mosaico de unidades de conservação. A produçao do sabão em maior escala é um projeto de desenvolvimento local, que promoverá geração de emprego e renda pra populaçao, ao passo que contribuirá para a  preservação do meio ambiente, evitando que todo o óleo produzido pelas barracas de praia seja despejado na natureza. Os materiais utilizados para a produção do sabão atualmente são improvisados e em pouca quantidade, sendo portanto muito bem vindos apoios financeiros, doações de aparelhos e demais utencílios necessarios no processo, que é bastante simples.

 

 

Findando o tarde, fizemos um círculo de conversa sobre a necessidade de se trabalhar a Linha do Tempo contruída na ocasião do curso,  sendo enfatizado que o grupo está sedento por açoes mais ousadas em direção à transição, e precisando estabelecer os principais pontos e estratégias para alcançar os objetivos traçados. Para isso, foi marcado o próximo encontro para o dia 26 de julho, onde será pontuado o que pode ser iniciado, na prática, a partir de agora, liberando a evidente energia de ação deflagrada nos primeiros dez anos da Linha do Tempo. Ao mesmo tempo em que se revelou a ânsia de de se pôr em prática ações de maior peso e amplitude, percebemos que o processo estava acontecendo de forma natural e gradativa, considerando que este era apenas o terceiro encontro do grupo, e que é igualmente importante esse  passeio pelas comunidades, o reconhecimento de suas características, dificuldades e potencialidades, e o contato com a sua gente.

 

O encontro findou com os últimos raios de sol, em uma grande roda de esperança e aconchego entre todos que se faziam presentes, momento em que houve a doação de duas pranchas e alguns coletes de surf para a ANDA, que foram entregues simbolicamente para a atleta profissional Naiara Silva, moradora da Abreulandia, campeã brasileira de surf e orgulho dos surfistas da comunidade. As pranchas foram doadas em homenagem ao Magão, um guerreiro de luz que foi fundador e instrutor da escolinha de surf “Magic Surf” e era também membro da ANDA, quando fez a sua partida inesperada em março desse ano. A ida do Magão deixou muita tristeza e vazio, mas também a importante missão de dar continuidade ao seu trabalho e ajudar na concretizaçao do seu sonho que agora também é nosso: promover o desenvolvimento do esporte na região e ver a comunidade, ONG’s, sociedade civil, poder público e universidades se unirem em prol do crescimento sustentável daquele pequeno paraíso, abençoado por Deus e bonito por natureza.

Todos são bem-vindos nessa luta de paz.

 

 

 

 

Fórum de discussão

Este grupo ainda não possui nenhum tópico.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Sabiaguaba em Transição para adicionar comentários!

Comentário de João Lucas Castanha em 19 abril 2012 às 22:28

Olá Felipe!

Nós, do grupo iniciador da Transição de Sabiaguaba, temos nos reunido todas as semanas para trabalhar diversos aspectos que envolvem nosso bairro. Todos são bem vindos.

Nossa próxima reunião será no dia 25 de abril, às 14h, na Escola Municipal eduardo campos.

Estamos começando a comunicar mais amplamente nossas ações. Logo mais faremos um post atualizando tudo que esta acontecendo e ccriamos, há pouco, uma página no facebook . Voce pode ir lá curtir e darmos continuidade as conversas.

Abraço.

Comentário de FELIPE FERNANDES DE ABREU SILVA em 12 abril 2012 às 22:27

Prezados.

Gostaria de obter informações sobre o grupo, datas e locais de encontros e eventos. Sou de Fortaleza e tenho grande apreço por Sabiaguaba. Gostaria de poder contribuir de alguma forma para a manutenção e melhoria da região.

Gostaria de apresentar um projeto que estou desenvolvendo para a criação de um caiaque a partir de garrafas pet descartadas.

Abraço

Felipe Fernandes

ffandes@hotmail.com

Comentário de Gisa de Paula Rebouças Chagas em 15 julho 2011 às 16:27
Algumas fotos do encontro do grupo na Abreulândia, praia localizada no entorno da Sabiaguaba, com grande potencialidade para o desenvolvimento de esportes ligados à natureza como surf, kitesurf e stand up paddle. Na oportunidade houve oficina de sabão ecológico, debate sobre os esportes náuticos e o meio ambiente, reunião sobre as estratégias para a transição e doação de pranchas para a escolinha de surf local.
Comentário de Gisa de Paula Rebouças Chagas em 15 julho 2011 às 16:11
 

Membros (11)

 
 
 

© 2017   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço