Casa Colmeia Estação de Permacultura Litorânea

Informação

Casa Colmeia Estação de Permacultura Litorânea

A Casa Colmeia é uma Estação Experimental de Permacultura, idealizada pelo casal de Artistas-Bioconstrutores e Designers de Permacultura Juliano Riciardi e Teresa Dominot.

 

Site: http://www.casacolmeia.wordpress.com
Local: Brazil
Membros: 6
Última atividade: 29 Out, 2015

Casa Colmeia : uma Casa Auto-Sustentável

O Projeto da Casa Colmeia foi iniciado em fevereiro de 2009 pela família de artistas e designers de permacultura Juliano Riciardi, Teresa Dominot e seu filho Tiê, que a idealizaram e a construíram com as próprias mãos, no litoral sul Catarinense. Ela está localizada na Praia da Garopaba do Sul, uma região esplêndida por natureza a 150 km ao sul de Florianópolis, no município de Jaguaruna, próximo ao Cabo do Farol de Santa Marta.

 

No principio a ideia era simples, bioconstruir uma moradia ecológica em um espaço de 600 m² utilizando-se dos princípios da Permacultura¹, para acolhê-los, e que ela provesse todas as necessidades básicas da família: abrigo, alimentos, energia, cultura, recursos, saúde e bem estar.

Neste pequeno espaço construíram hortas mandalas e canteiros medicinais, agrofloresta, banheiros secos, fornos, secadores e aquecedores solares, cozinha caipira com fogão a lenha, cercas vivas, bioconstruções com tetos vivos, alojamento para voluntários, biblioteca e videoteca, oficina de arte-reciclagem, composteiras, minhocário, filtros biológicos, captação de água, viveiro de mudas e área de lazer.

Com o tempo a Casa Colmeia começou a tomar o ar de uma Estação de Permacultura Litorânea, através do modo de vida gerado nela, chamando a atenção de pessoas de todos os cantos do mundo para conhecê-la, aprenderem, ensinar, cooperar e ampliar ainda mais seus objetivos.

Hoje passados apenas 2 anos a família conseguiu alcançar ainda mais que o sonho pretendido em seu inicio. A casa se transformou em uma casa auto-sustentável. Isso quer dizer que a casa gera para a família e as pessoas que nela convivem, atividades, energias, alimentos, recursos diversos e um rico ambiente de aprendizado que se irradia cada vez mais, inspirando outras pessoas interessadas em viver um estilo de vida semelhante e sustentável.

A Casa Colmeia tornou-se em pouco tempo, no seio de sua comunidade, um Centro de Referência em Sustentabilidade Ambiental, Econômica, Cultural-Familiar. A proposta ampliou os horizontes da família idealizadora e de quem já passou por ali.

Atualmente seu principal foco é gerar na sociedade um trabalho inovador e coerente em Educação para a Sustentabilidade, utilizando-se de uma escala prática, humana e familiar, baseada na vida doméstica e no aprendizado ecológico coletivo.

Nela os residentes bio-constroem espaços, produzem seus alimentos, geram e intercambiam conhecimentos, materiais didáticos, criam arte e artesanatos, atendem a comunidade, recebem voluntários, desenvolvem atividades nas escolas, oferecem cursos de formação, realizam oficinas pedagógicas para os mais variados públicos e com os mais diversos temas relacionados à Sustentabilidade.

Agora o casal, junto a um coletivo de Permacultores pretendem levar a ideia para outros locais e iniciar outros projetos de moradias auto-suficientes, agregando os valores oriundos da Casa Colmeia e expandindo os horizontes e a perspectivas de habitações auto-sustentáveis e geradoras de vida.

www.casacolmeia.wordpress.com

Fórum de discussão

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Casa Colmeia Estação de Permacultura Litorânea para adicionar comentários!

Comentário de ॐAMETISTAॐCERRIDWENॐ LIS® ॐ em 8 março 2014 às 20:45
  • « jan    
      1 2
    3 4 5 6 7 8 9
    10 11 12 13 14 15 16
    17 18 19 20 21 22 23
    24 25 26 27 28 29 30
    31  
  • Passo a Passo

 

Membros (6)

 
 
 

© 2017   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço