Bom dia a todos!

Transcrevemos abaixo a proposta da campanha PERMCULTURA PARA TODOS, que lançamos na plataforma de financiamento colaborativo Kickante (www.kickante.com.br/campanhas/bolsa-1).

A campanha prosseguirá até o dia 9 de junho. Restam poucos dias... O curso de formação acontecerá de 22 a 31 de julho, aqui em Flor de Ibez.

Um financiamento colaborativo, financiamento coletivo ou crowdfunding é uma "vaquinha" entre amigos. Cada um contribui com um pouco e assim se alcança a meta.

Segue nossa proposta.

Vamos expandir um modo de vida sustentável!

O primeiro passo é tornar a formação em permacultura mais acessível, pois acreditamos em seu potencial de transformação socioambiental.

A partir daí, impulsionar a formação de uma rede de colaboradores que integrará membros de comunidades tradicionais, indígenas, assentados e técnicos, aqui na região delimitada pelas bacias dos rios Araguaia e Xingu.

Colabore! Sua participação fará grande diferença!

 

Os bolsistas, quem serão?

Os bolsistas são pessoas que já atuam em suas comunidades, nelas exercem ou podem exercer influência positiva, mas não teriam condições próprias de arcar com uma formação desse tipo.

Queremos oferecer 14 bolsas integrais para formação completa em permacultura (PDC) para indígenas, assentados rurais, coletores de sementes florestais, produtores rurais, técnicos e professores da região. O curso acontecerá entre 22 e 31 de julho, em Flor de Ibez/MT. Para isso, contamos com sua colaboração.

Isso significará novas possibilidades para comunidades economicamente menos favorecidas dessa região do Brasil Central, tão marcada pelo desmatamento e pelo agronegócio.

Por lidarem diretamente com a terra e dela dependerem, os membros dessas comunidades podem se tornar verdadeiros guardiães da terra e da Natureza. Para exercer mais plenamente essa função, necessitam habilitar-se tecnicamente e fortalecer-se pela mútua colaboração.

 

Quem somos?

Somos um pequeno grupo que atua na área rural de Barra do Garças -- Mato Grosso, Brasil --, numa vida ofertada à harmonia com os reinos da Natureza e ao serviço abnegado. A essa oferta de vida chamamos 'Flor de Ibez'.

O impulso para esse projeto surgiu da necessidade de criar e evoluir novas formas de relacionamento e modos de vida, unindo seres e consciências dispostas a construir um mundo novo.

Visite nossa página www.facebook.com/flordeibez

 

No que consiste a formação em permacultura?

São 10 dias dias intensivos de formação, com mais de 72 horas de estudo e prática. Esse curso é conhecido mundialmente como PDC: Permaculture Design Certification e está fundamentado na metodologia criada por Bill Mollison para certificar o processo de graduação em Permacultura.

Essa graduação é feita em duas etapas: primeiro por meio do PDC, quando é dada toda a informação contida no 'Manual de Permacultura' de Bill Mollison. Cumprida essa estapa, o aluno deverá praticar a permacultura e depois de dois anos de comprovada atividade receberá a diplomação em Permacultura. Apenas professores diplomados podem dar a certificação em Permacultura e o PDC é o curso oficial para isso.

O curso estará a cargo de João Rockett e de Tatiana Cavaçana, ambos com larga experiência no tema e diretores do IPEP - Instituto de Permacultura da Pampa (www.ipep.org.br).

 

João Rockett

Fundador e diretor do Instituto de Permacultura da Pampa há 14 anos atua como permacultor diplomado por Bill Mollison. 

Foi idealizador e fundador do projeto de sementes ecológicas BioNatur, trabalha com sementes e alimentos orgânicos há 30 anos.

Desenvolveu projetos como Líder Avina, capacitou milhares de agricultores e certificou centenas de permacultores no Brasil e no exterior. Realiza conferências e palestras compartilhando conhecimento e experiência em diversas áreas da permacultura e da agricultura orgânica. Presta consultoria em sustentabilidade para setores rurais, urbanos e industriais.

 

Tatiana Cavaçana

Diretora presidente do IPEP responsável pelo re-desenho do Instituto de Permacultura, é designer e projetista industrial (1999), permacultora (2010) e engenheira agrônoma em formação. Tendo trabalhado em diversas áreas do conhecimento atua em projetos de perfil sistêmico em Permacultura, educação ambiental e sustentabilidade, e como designer em projetos gráficos, desenvolvimento de produto, marca e imagem.

Foi fundadora / presidente da Stromboli (1996-2011), companhia para estudo e desenvolvimento do teatro de animação em São Paulo - SP, com a qual desenvolveu dezenas de projetos artísticos e do projeto fotográfico Materama: coordenadas de amor, imagens da terra (1994).

 

No PDC, estudaremos os seguintes temas:

> Filosofia da Permacultura

> Metodologia de design

> Setores e zonas

> Padrões da Natureza

> Climas e microclimas

> Estratégias para diferentes climas

> Água: manejo sustentável

> Solo: manejo, recuperação e tratos culturais

> Produção orgânica de alimentos

>  Acompanhamento de cultivos

> Produção ecológica de sementes

> Agrofloresta, pomares e hortas

> Movimentação de terra

> Sistemas de produção integrados

> Aquacultura, chinampas, apicultura

> Arquitetura vernacular + bioconstrução

> Desenho da casa sustentável

> Projeto e materiais construtivos

> Métodos de organização para planejamento

> Energia renovável

> Economias alternativas

> Criatividade e soluções

> Empreendedorismo

> Ser humano integral

> Projeto e planejamento de Permacultura

> Práticas de fixação

 

Com essa formação completa em permacultura, os participantes terão um denominador comum para dialogar e para atuar de maneira sustentável e colaborativa, e também serão ajudados a desenvolver uma visão mais ampla e aprofundada do ambiente em que vivem.

Como sabemos, os princípios de sustentabilidade apresentados pela permacultura transformam-se em soluções específicas para cada situação e local, respeitando culturas e saberes e sempre conduzindo a uma cooperação harmoniosa entre os seres e a Natureza.

Hoje, mais que nunca, fazer prevalecer o bem, a beleza e a harmonia, e preservar o espaço para a evolução de todos reinos da Natureza é fundamental. Para isso você está sendo convidado!

 

Organizadores e colaboradores atuam em regime de voluntariado.

Faça, também você, parte dessa rede de transformação!

 

 

 

 

Orçamento para o projeto

 

 

Participar é muito fácil! São apenas dois passos:

Na página www.kickante.com.br/campanhas/bolsa-1:

  1. Inclua o valor da sua contribuição, clicando no botão QUERO CONTRIBUIR, ou selecione o valor fixado em alguma das recompensas descritas.
  2. Escolha a melhor forma de pagamento: boleto ou cartão de crédito.

Kickante é um site seguro e é um dos maiores sites de crowdfunding do mundo. Tem arrecadado fundos para causas importantes e assim permitido que muitos projetos originais possam acontecer.

 

Participe! Colabore, e ajude a divulgar na sua rede de amigos! 

Juntos teremos muita força!


A hora é agora! Contribua com
Permacultura para Todos

Exibições: 87

Responder esta

Treinadores Oficiais da Rede Brasileira das Cidades em Transição

Claudia Valadares Arakaki

Conheça Nossos treinadores oficiais

Fórum

Notícias de um Mutirão em Cabo Frio

Iniciado por Christianne Rothier Duarte 6 Jul. 0 Respostas

Olá, boa noite a todos!Acabei de chegar por aqui e gostaria de compartilhar uma experiência de mutirão entre moradores, visitantes e parceiros para cuidar de um largo no meu bairro que havia se…Continuar

Tags: Movimento, Social, Sustentabilidade, Frio, Cabo

Atividades no Rio de Janeiro ?

Iniciado por Valéria Burke. Última resposta de Isabela Maria Gomez de Menezes 15 Jun. 8 Respostas

Olá a todos, numa busca rápida aqui vi vários membros do Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber se atualmente alguém(ns) está empreendendo alguma atividade Transition - principalmente na cidade - do…Continuar

PERMACULTURA PARA TODOS

Iniciado por Simón Paz 6 Jun, 2016. 0 Respostas

Bom dia a todos!Transcrevemos abaixo a proposta da campanha PERMCULTURA PARA TODOS, que lançamos na plataforma de financiamento colaborativo Kickante (…Continuar

Tags: povos, originários, Araguaia-Xingú, indígenas, crowdfunding

PROJETO S.O.M.O.S.

Iniciado por ROGÉRIO DOS SANTOS. Última resposta de ROGÉRIO DOS SANTOS 11 Abr, 2016. 2 Respostas

PROJETO S.O.M.O.S.Dados do ProponenteLocal e data: CACHOEIRINHA, RS – 05 DE ABRIL DE 2016.NomeROGÉRIO DOS SANTOSSetor de Atuação3º (TERCEIRO)Dados de Correspondência e ContatoEndereçoRUA FRANÇA, 115,…Continuar

© 2017   Criado por MarCelo Todescan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço